quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O apagão de leitores.

Por trabalhar há algum tempo numa profissão onde a leitura é obrigatória no dia a dia venho percebendo um fenômeno que arrisco em chamá-lo de "apagão de leitores".
Em especial, mas não só, os adolescente vêm lendo cada vez menos. Pelo que dá para se perceber em sala de aula. Analiso e reflito profundamente, será que vem por aí uma geração capaz de ler apenas 140 caracteres. Fico impressionado quando peço para um aluno ler a página de um livro para depois analisarmos, tecermos comentários, elaborarmos alguns questões, etc., e ouço: o que é isso professor! O senhor qué que nós leia a página inteira.
Uma página parece ser muito. O parágrafo extenso já está sendo demais. Um livro...nem pensar.
Obviamente que eu falo de um percentual relevante, sem trabalhar com estatísticas exatas tenho a impressão de que isso ocorre com aproximadamente 50% dos alunos.  Parece piada, mas pode ser constatado com demais professores de redes públicas, em especial atuando nas periferias, às vezes vem um aluno a mim e me fala: professor, para responder eu tenho que ler o texto?
Como podemos conceber uma coisa dessa? Como despertar no jovem o interesse pela leitura? Nossos textos para alunos estão diminuindo cada vez mais e mesmo assim eles não estão querendo ler. A internet oferece uma leitura mais periférica carregada de hipertextos, imagem, sons, em síntese, poucas palavras.
Noto isso também, nesse blog. Alguns comentários reclamam: professor, e determinado assunto que o senhor não abordou? Quando vejo o comentário penso, nossa? Será que eu esqueci? Vou ao artigo e vejo que deteminado assunto estava no final do  texto. Mais uma prova de que muita gente não consegue ler um texto inteiro.
Finalizando, não acredito que a leitura seja tudo na vida de uma pessoa, mas inegavelmente é ela a maior responsável pela ampliação de conhecimento, por grandes mudanças, pelas grandes ideias. . Praticamente tudo que usamos, desde tecnologias até invenções que salvam vida foi produto de profundas leituras.      
P.S. Tenho medo de ser contamindo por essa tendência.   

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada