sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Orientação: falantes do idioma guugu yimithirr não usam termos como direita, esquerda, frente e trás.

Um idioma aborígene astraliano, o guugu yimithirr, possui algumas curiosidades. Seus falantes não usam referências de orientação egocêntricas como esquerda, direita, frente e trás. Eles usam apenas utilizam os pontos cardeais.
Há outros povos que falam idiomas semelhantes, o idioma tzelta, no sul do México é outro exemplo. Os falantes desses idiomas têm um senso de direção praticamente infalível, é como se eles tivem uma bússula na cabeça.
Se você for viajar com um falante de um desses idiomas dá para se imaginar o seguinte:
" [...] vão se hospedar num hotel e uma grande rede. O seu amigo está numa apartamente de frete ao seu e, se você for ao apartamente dele, verá um réplica exata: a mesma porta do banheiro à esquerda, o mesmo guarda-roupa com porta espelhada à direita, o mesmo quarto de dormir, com cama à esquerda, uma escrivaninha idêntica na parede à direita, em cima dela a mesma TV, no canto esquerdo, [...]
Mas quando seu amigo [falante de um idioma com o gugu yimithirr] entra no quarto, vê algo bem diferente, pois tudo está inverdido em sentido norte-sul. No quarto dele, a cama está ao norte e, no seu, está so sul, o telefone, no seu quarto fica a oeste, e no do amigo, a leste; e por aí vai."
Referência:
Folha de São Paulo, Ilustríssima 9 jan. 2011.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada