quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Países do Oriente Médio e o petróleo.

No século XX o petróleo tornou essencial para a humanidade, contribuiu decisivamente para isso a indústria automobilística, após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
O Reino Unido abandonou suas caldeiras a vapor movidas à carvão mineral e decidiu usar diesel para movimentar sua frota de navios de guerra. Os automóveis começam a ser fabricados em série e surgem alguns derivados de petróleo.
Por essa época os EUA eram os maiores produtores e consumidores de petróleo, Reino Unido não dispunha de grandes reservas do precioso líquido, com isso começou a explorar petróleo no Oriente Médio. Foi o começo dessa exploração que transformou a região em uma área estratégica.
Outras potências seguiram o exemplo do Reino Unido e surgem as rivalidades. Nascem países que antes não existiam, são criadas fronteiras conforme o interesse geopolítico. Iraque e Irã são bons exemplos que tiveram potências ocidentais dominando-os em suas decisões políticas.
Após a 2ª Guerra Mundial, os EUA assumem o papel que antes pertencia prioritariamente ao Reino Unido. Começaram a defender seus interesses na região, por trás do petróleo as grandes corporações petrolíferas sustentam atitudes governamentais que estão dispostas a tomar ações radicais – ilustra muito bem essa característica a guerra do Golfo (1991) e a guerra do Iraque (2003).
Referência:
MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio. vol. I. São Paulo: Saraiva, 2010.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada