quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Discurso de formatura do 3º ano de ensino médio.

Discurso de formatura dos 3º anos do ensino médio da E. E. Prof. Fernando Campos Rosas, em Cravinhos-SP.
Por: Pablo Alexandre de Freitas.
“É do ser humano que devo falar e a questão que examino me diz que vou falar a seres humanos pois não se propõem questões semelhantes quando se tem medo de honrar a verdade.” (Rousseau)

Boa noite a todo aqui presentes: Direção, coordenação, professores, funcionários, alunos, amigos, pais de alunos e demais convidados que fazem parte desse evento único – a formatura dos 3º colegiais da E. E. Prof. Fernando Campos Rosas.
Sinto-me honrado pela oportunidade de ser a voz que representará os jovens que estão se formando. Que minha palavra possa ecoar a todos e que tenha o devido entendimento.
Caros companheiros de trajetória! Concluímos um ciclo, foram 11 anos em salas de aulas. Desde as primeiras letras auxiliadas pelas mãos da primeira professora até as complicadas abordagens nos anos de colegial. Parece pouco? Não! Vencemos.
As circunstâncias atuais que envolvem a educação no campo das leis, a relação entre aluno, professor, direção e coordenação. Modificam-se no tempo e no espaço. Então, achamos, do fundo do coração, que a equipe escolar poderia ter sido melhor do que às vezes foi. Mas, pensamos o mesmo a nosso respeito. Se professores faltaram conosco e provocaram desencanto, nós também provavelmente cometemos nossos deslizes e desencantamos.
A situação da escola pública, emblema de uma sociedade injusta, na qual temos tanto que nos esforçar para ter um relativo sucesso, andou nos perturbando e injuriando por esses anos. Por que tem que ser assim? Procuramos descobrir... vai ficar para outros tempos onde provavelmente teremos mais experiência de julgamento.
De todo modo, estamos nos formando. A data é única. O dia é essencialmente nosso e estamos dividindo essa alegria com todos da escola, com nossos amigos e familiares. Isso é bom e torna-se inesquecível. Passam-se os anos e esse dia será lembrado como o último momento em que estivemos juntos numa circunstância escolar.
Foram encontros entre seres humanos que provocaram vínculos, sejam eles quais forem, são vínculos. Tornamo-nos amigos, conhecidos, inimigos, colegas, mas, acima de tudo, desenvolvemos vínculos. Se a pessoa vale pelo que sente com dobradas razões os jovens, criaturas altamente suscetíveis de influências, esses anos não voltaram mais. Com certeza nossas atitudes serão reanalisadas no futuro e determinados ocorridos soarão como incoerentes. Entretanto, será uma incoerência própria da idade que marcará pela extensa lembrança, sejam elas de discussões, de professores, de gatos caindo do telhado, de aulas que deveriam ter sido melhores, de alunos que não estavam nem aí e por aí vai.
O ser humano vai se moldando com o tempo e corrigindo suas imperfeições. Erramos e vamos errar muito. Contudo, o mais importante é errarmos “certo” para aprendermos e corrigirmos a tempo e assim sucessivamente até atingir o sucesso que buscamos.
Caros companheiros de trajetória, eu os convoco - vamos juntos levantar voos mais altos - o mundo nos aguarda. Sabemos o que estamos fazendo e onde queremos chegar e nossa atitude mental é positiva.
Agora, às despedidas, confesso que se levanta a saudade. E essa é mais forte que todos os sentimentos. Fosse possível todos nos abraçarmos num ato de agradecimento e regozijo e ela seria mais amena.
Gostaria de encerrar dizendo mais com a alma do que com a razão. Foi muito bom estarmos juntos, que o espírito de juventude que esteve conosco a cada dia possa iluminar a todos nós na nova trajetória que se aproxima. E se nos perdemos por esse mundo, um dia voltaremos a nos encontrar. Protagonistas do que estamos plantando hoje. Mas acima de tudo, aptos a mudar e a insistir, sempre.
A todos meu muito obrigado.

10 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NEM LI TUDO MAIS JA VI QUE É GRANDE
    WWW.FILMESETV.COM

    ResponderExcluir
  2. Vc tem texto p orador,do terceiro do ensino medio supletivo?to precisando d um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente adaptar esse texto, ele foi elaborado para formaturas em geral. Independente da modalidade de ensino.

      Excluir
  3. Adorei... Q discuso bem qualificado.. Te dou meus parabéns de pé...

    ResponderExcluir
  4. Poderei ler meu discurso ou terei que decorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comentarista, imprima-o modifique o que quiser e leia-o. O legal e lê-los várias vezes antes do evento em si. Assim você estará mais preparado.

      Excluir
  5. muito bom.... bem escrito parabens

    ResponderExcluir
  6. Por acaso você teria algum discurso tematizado ?

    ResponderExcluir
  7. vou ser a oradora e terei que representar não somente minha sala mais todo o 3º ano. Gostei muito desse texto, estou pegando algumas partes para montar o meu discurso. ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada