terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tendências pedagógicas: pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista.


Essas três tendências pedagógicas sempre fazem parte da bibliografia de concursos para professores, não raro, paira algumas dúvidas quanto uma possível síntese dos seus objetivos, métodos e relação professor-aluno-conteúdo.
Ao que pude notar, o trecho abaixo nos dá uma boa dica para aprofundarmos os estudos nessa temática:
“Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor que era, ao mesmo tempo, o sujeito do processo, o elemento decisivo e decisório; e se na pedagogia nova a iniciativa se desloca para o aluno, situando-se o nervo da ação educativa na relação professor-aluno, portanto, relação interpessoal, intersubjetiva; na pedagogia tecnicista o elemento principal passa a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária, relegados que são à condição de executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialista supostamente habilitados, neutros, objetivos, imparciais.”
Fonte:
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3ed.Campinas:Autores Associados, 2010.p.382.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada