sábado, 28 de janeiro de 2012

O que caracteriza um país como potência?

Um país torna-se uma potência quando é notado de forma relevante por outros países e exerce significativa influência em todo mundo.
Existem forças e agentes que atuam para que um país seja considerado uma potência. Países podem, também, perder a condição de potência, ou se tornarem uma superpotência. Atualmente os EUA são exemplos de superpotência. Porém, vem mostrando sinais de enfraquecimento.
Pegando os EUA como base, em 2005 eles eram responsáveis por aproximadamente 25% de toda produção mundial (bens e serviços). Com 6% da população do planeta eles consumiam 25% de toda energia produzida, respondiam, também  por 20% de todas importações mundias. Hoje esses números podem ter se alterado. Mas o quadro geral não. Assim, essas são características de uma potência.
De todo modo, existem outras parâmetros para considerarmos um país como potência. Podemos considerar, além das forças econômicas, a força militar, cultural e até populacional. Todos esses fatores pesam na avaliação de um país e muitas vezes um país pode ter mais força cultural do que econômica, e o recíproco é verdadeiro.
A secretaria de educação de São Paulo, no caderno de geografia 2009, 1º ano do ensino médio, trás-nos uma tabela interessante que evidencia de forma bem aproximada o potencial de determinados países em alguns requisitos.
Nota-se, por exemplo, que os EUA realmente lideram em todos os sentido: militar, econômico e cultural. Alguns países possuem muita força  cultural e pouca força militar, é o caso da França, por exemplo. A Rússia, por sua vez, possui muita força militar e pouca força econômica e cultural. A China possui significativa força econômica e militar e o Brasil, não tem força militar significativa mas economicamente vem se destacando. Alemanha e Japão também não possuem forças militares significativas, porém são destaques econômicos no cenário mundial.
Vale lembrar, que quando a economia de um país começa a se destacar sua cultura normalmente ganha abrangência.  
Referências:
São Paulo (Estado) Secretaria de Educação. Caderno do professor, ensino médio - 1ª série, vol. I. Maia Inês Fini (coord.). São Paulo: SEE, 2009.
LUCCI, Elian; BRANCO, Anselmo; MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.          

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada