domingo, 20 de maio de 2012

Propostas para construção de uma sociedade sustentável.

Com base no conceito mais usado de Desenvolvimento Sustentável, uma sociedade sustentável seria aquela em que pudéssemos atender as necessidade econômicas e sociais da atualidade sem colocar em risco as sociedades futuras.
O atual modelo de consumo causa grande impacto na natureza. Consome-se exageradamente, com isso fabrica-se muito e usa-se muita matéria-prima e energia. Há também o descarte desses produtos, que que mais cedo ou mais tarde irá acontecer.
Não existe equitatividade no consumo mundial, os países mais ricos que detêm em torno de 15% da população mundial consomem mais que todo restante da humanidade. Assim, há uma apropriação desiguial dos recursos naturais do planeta.
Parar de consumir exageradamente e "equilibrar" o consumo no mundo, de modo que, os que consomem mais passam a consumir menos e dar oportunidade de consumo àqueles que não conseguem o básico para sobreviver com dignidade seria uma boa saída. Mas, pelo menos para alguns estudiosos, essa proposta é utópica.
De todo modo, especialistas no assunto dão alguns indicativos sobre como promover a construção de uma sociedade sustentável. Vejamos.
Mudar o estilo de vida e consequentemente os padrões de consumo;
Ações governamentas concretas e eficientes, com legislação condizente com a preservação/conservação e punindo com rigor quem desrespeitar as leis;
Tecnologias que poluam menos, de modo a substituir as tecnologia "sujas";
Projetos educacionais que visem a conscientização da população desde tenra idade;
Parece pouco, mas são ações das mais difíceis que se possa imaginar, pois elas envolvem atores que lucram com o atual modelo de consumo e acaba refletindo na política e no meio ambiente.
Referências:
Agenda 21.
GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCCI, Beluce. Projeto Radiz: geografia, 8º ano. São Paulo: Scipione, 2009.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada