quarta-feira, 25 de julho de 2012

As regiões brasileiras segundo o IBGE e segundo os Complexos Regionais.


Regionalização conforme os Complexos Regionais.

Regionalização conforme o IBGE.

“A colonização portuguesa deixou heranças na ocupação e construção do território brasileiro. A integração entre as diversas regiões foi feita de forma gradativa.
O IBGE é o órgão responsável pela elaboração da divisão regional ou regionalização oficial do território brasileiro. Trata-se de uma ordenação ou classificação que agrupa unidades com características semelhantes a partir de determinado critérios.
Essa divisão tem, entre outras finalidades, a agregação e a divulgação de dados estatísticos que facilitem o planejamento, a integração nacional e a redução das desigualdades entre as regiões.”
A regionalização oficial do IBGE divide o Brasil em 5 regiões: Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Os limites estatuais coincidem com cada região, de modo que cada estado possui terras integralmente numa determinada região.
“As regiões geoeconômicas.
A nova realidade geoeconômica do Brasil a partir da década de 1960 suscitou uma proposta de divisão regional diferente da oficial, elaborada pelo IBGE. Essa proposta, formulada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967, divide o Brasil em três grandes unidades, as regiões geoeconômicas ou complexos regionais, que refletem os arranjos espaciais resultantes da industrialização do país.
As três regiões são: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Na época em que essa proposta foi formulada, o Centro-Sul despontava como núcleo dinâmico da economia brasileira, tanto na agricultura como na indústria e nos serviços urbanos. O Complexo regional nordestino destacava-se pela disseminação da pobreza e pelas correntes migratórias que deixavam a região. A amazônia, por sua vez, era uma região fracamente povoada, que apenas começava a ser incorporada ao conjunto da economia nacional.
Com as características geoeconômicas muitas vezes ultrapassavam os limites dos estados, alguns territórios estaduais são cortados pelo limite entre duas regiões geoeconômicas diferentes”.

Fonte:
TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos da geografia geral e do Brasil. vol.II. São Paulo: Moderna, 2010.

Testes seus conhecimentos.

1. Quais as principais finalidades da divisão do IBGE?
[ Agregação e a divulgação de dados estatísticos que facilitem o planejamento, a integração nacional e a redução das desigualdades entre as regiões.]

2. Quais são as regiões brasileiras segundo o IBGE?
[Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.]

3. Quais são as regiões do Brasi segundo os Complexos Regionais?
Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.]    

Obs.: clique no primeiro colchete e selecione até o último para obter as respostas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada