quarta-feira, 18 de julho de 2012

Extremo sul do Brasil. A Campanha Gaúcha e os Pampas.

Na campanha gaúcha originou-se um gênero de vida dos mais típicos do Brasil, simbolizado pelo vaqueiro gaúcho, uma legenda na história social do país.
Chama-se campanha gaúcha às regiões fronteiriça e central do estado do Rio Grande do Sul. Também é conhecida como fronteira. Uma de suas importantes características fisiográficas é a topografia ondulada do pampa, de suaves colinas, as coxilhas.
A vegetação de gramíneas, quase uniforme, onde aparecem o trevo e o capim-forquilha, completa o quadro natural das coxilhas e tem grande importância para a economia da região, por fornecer algumas das melhores pastagens naturais do país. Como em outras regiões brasileiras de campinas, ocorrem matas-galerias ao longo dos cursos d'água, quebrando a monotonia da paisagem, além de pequenos capões de mato.
A rede hidrográfica é relativamente rica, o que facilitou a ocupação humana e o aproveitamento dessas imensas pastagens. Pequena parte da região é banhada pelo rio Jaguarão, da vertente atlântica; outra, pelo Vacacaí, afluente do Jacuí. Na maior parte, porém, as águas escoam para o rio Uruguai, destacando-se as pequenas bacias afluentes do Ibicuí e do Quaraí. Aspecto muito típico são as sangas, pequenos arroios que correm em vales de fundo plano, às vezes pantanoso, com frequência utilizados para a construção de açudes. O clima é marcado por chuvas regularmente distribuídas e por verões quentes, quando as máximas às vezes ultrapassam 40º C. Em alguns anos, os verões são calamitosamente secos.
O povoamento efetivo da campanha começou a partir do começo do século XIX e se intensificou ao término da guerra da Cisplatina, quando numerosos soldados desengajados se espalharam pela área. A estância tornou-se o grande estabelecimento pastoril, característico de toda a região platina, passando a ser a base da organização econômico-social da campanha; tão importante foi seu desenvolvimento que no século XIX e começo do XX o Rio Grande do Sul gravitou em torno dela, social e politicamente.
Fonte:
Matéria publicada na EmDiv Magazine Kindle Edition - Abril 2012.
Para assinar a edição Amazon Kindle acesse a Kindle Store:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada