quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Conflitos na América do Sul.



 
Mapa evidenciando áreas de conflitos na América do Sul.

A América do Sul enfrenta alguns conflitos de ordem geopolítica envolvendo principalmente regiões fronteiriças e posse de terra por determinados países.
Reivindicações de regiões de fronteiras estão aguardando definições da ONU. São os casos da:
 
  • Guiana e Venezuela - a Venezuela reivindica a região de Essequibo, a qual represente em torno de 70% de todo território da Guiana.
  • Equador e Chile - durante os anos de 1938 e 1942  o Peru anexou a cordilheira do Condor em um conflito. O Equador não aceita essa anexação.
  • Bolívia e Chile - na guerra do Pacífico (séc. XIX) o Chile anexou a região de Antofogasta, pertencente a Bolívia, a qual exige a devolução.
 
Outros conflitos.
Chile e Argentina reivindicam a posse do canal de Beagle, um tratado de 1985 deu ao Chile a posse de três ilhas, mas a Argentina deteve o direito de exploração mineral das mesmas.
A Argentina também reivindica a posse das ilhas Malvinas, localizadas a cerca de 500 de sua costa. Essas ilhas estão envolvidas em interesses do Reino Unido e da Argentina desde o séc. XIX. O Reino Unido detém a posse das ilhas desde 1833, mas a Argentina questiona essa posse. Em decorrência disso, em 1982 os dos países de envolveram numa guerra, que ficou conhecida como  Guerra das Malvinas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada