quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Diferenças entre liberalismo e neoliberalismo.

O filme Tempos modernos mostra a fase industrial do capitalismo na qual a doutrina liberal começava a apresentar sinais de superação.
 
Na verdade há mais semelhanças do que diferenças. O liberalismo  é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929. Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith (1723-1790), essa doutrina correspondia às espectativas do capitalimo industrial e seu príncipios eram:
 
  • liberdade individual
  • direito à propriedade privada
  • respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.
 
O neoliberalimo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagen. Seus princípio básicos são:
 
  • Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador;
  • políticas de privatizações;
  • abertura econômica.
 
De forma cronológica simplificada podemos fazer o seguinte apontamento:
 
Liberalimo→Keynesianismo→Neoliberalismo
 
O Prof. Valter Duarte Ferreira Filho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro dá maiores explicações sobre as diferênças básicas entre uma doutrina e outra. Acesse para saber mais. Clique no link abaixo.

 


 

13 comentários:

  1. Gostei muito dos assuntos tratados em seu blog, e principalmente deste sobre neo e liberalismo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, você poderia ter explicado melhor, tem currículo para isso. Estou a um passo de entrar em uma universidade pública, encontrei termos mais bem definidos do que o seu, mas... você tem mais credibilidade, pois é estuda na "Universidade do Estado do Rio de Janeiro". Obrigado, e fica aqui a minha sugestão. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Diego. Não duvido que exista termos mais bem definidos que os meus. O próprio prof. Valter Duarte da Universidade do Estado Rio de Janeiro (a qual você está prestes a entrar) define bem melhor que eu.
      A intenção desse blog e tentar completar algumas aulas de geografia.
      Abraço e boa sorte no seu curso.

      Excluir
  3. Assim como voce disse, essa aula foi feita para completar algumas aulas, e funcionou para mim, Obrigada. Faço pré-vestibular.

    ResponderExcluir
  4. Para mim também!!! muito obrigada por me ajudar, vou ter prova semana que vem. Abraços e Deus te abençõe grandemente!

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui uma sugestão de artigo correlato. Trata-se de um debate entre uma socióloga pós-doutorada em neo-liberalismo e um livre-pensador liberal.
    OS DEVOTOS DE “SÃO MARX DA MAIS VALIA”, O NEOLIBERALISMO E A LÓGICA.
    http://goo.gl/72C8k7

    ResponderExcluir
  6. Parabéns de forma bem resumida e explicativa.

    ResponderExcluir
  7. Não seria Liberalismo - Estado de Bem Estar Social - Neoliberalismo?

    ResponderExcluir
  8. Muito resumido professor ! Esse texto deixa a entender que Keynes era a favor do estado mínimo, o que está completamente errado e contrário a ideia de Keynes, que era justamente a maior interferência do estado na Economia. Keynes está muito mais ligado com o estado de bem-estar social do que com o próprio liberalismo,sem querer ofender mas achei que faltou um pouco de informação ai professor!

    ResponderExcluir
  9. muito vaga.. não explica nada

    ResponderExcluir
  10. O problema do Neoliberalismo é a politica de privatizações. Por um lado temos pessoas defendendo a privatização por ma gestão estatal, e do outro, pessoas defendendo a não privatização por atender aos interesses da Elite. O governo FHC que adotou essa politica, foi responsavel por praticamente ter entregado o patrimonio brasileiro nas mãos dos estrangeiros, uma das maiores empresas que é a VALE foi vendida a preço de banana, o solo brasileiro foi tomado de assalto. Se privatizar os Correios e os meios de telecomunicação, será nossa liberdade em risco, nas mãos dos senhores do mundo.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo, continue assim.

    ResponderExcluir
  12. Luiz Felipe Carvalho, por favor, aqui não é espaço para opinião de esquerda, nem de direita. A Vale gera muito mais lucro para todo o país após a sua privatização, não venha usar esse fato como desmérito.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada