segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Localização do território brasileiro e regiões climáticas da Terra.


Localização do território brasileiro.

    

A análise do mapa acima nos mostra que o Brasil possui a maior parte de suas terras no hemisfério Sul, uma pequena parte no hemisfério Norte e está totalmente no hemisfério oeste.
A maior parte de suas terras está na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio). É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas  de regiões subtropicais.
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com todos os países com exceção do Equador e do Chile.

Zonas climáticas da Terra.
 
 
O esquema acima representa o globo terrestre dividido em suas zonas, ou áreas, climáticas. À medida que as regiões se distanciam da Linha do Equador os raios solares aquecem, cada vez mais, uma área maior. Com isso a temperatura vai diminuindo.
A região entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio é a única que recebe os raios solares perpendicularmente. Veja o exemplo abaixo.

As outras regiões climáticas recebem os raios solares de forma inclinada, a ponto de nos polos eles chegarem apenas em algumas épocas do ano, esse é o fator que torna os polos muito frios.
De maneira geral e considerando apenas a latitude, quanto mais nos afastamos da Linha do Equador mais frio vai ficando. Veja o esquema abaixo.


São esses os motivos que fazem do Brasil um país tropical. Pois a maior parte de suas terras se localiza entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, região chamada de tropical ou intertropical, na qual os raios solares incidem perpendicularmente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada