segunda-feira, 4 de março de 2013

Escala grande e escala pequena para cartografia.

Mapa dos domínios morfoclimáticos do Brasil. O Brasil caberia na sua tela de um computador? Não, não é mesmo? Então, é aí que começamos a utilizar a escala cartográfica. 

A escala é um dos atributos mais importantes do mapa, é através dela que conseguimos saber a área real do terreno representado. É a relação que existe entre a distância linear do mapa e a distância na superfície real. A escala numérica é uma fração na qual o numerador é a unidade que mostra distância no mapa e o denominador mostra a distância no terreno.

Exemplos:


  • 1:1.000.000
  • 1/1.000.000


Lê-se: escala de um para um milhão.

Quanto maior o denominador menor é a escala. Isso às vezes causa algumas confusões nos alunos, para facilitar o entendimento imaginamos as escalas abaixo:

1:250.000 (escala de um para 250 mil) e 1: 50 (escala de um para cinquenta) se pegarmos 1 e dividirmos por 250 mil teremos um número menor que se pegarmos 1 e dividirmos por 50. Dessa forma, quanto  maior o denominador menor é a escala. Não se esqueça:

Para fins de exemplo geral e aproximado, considera-se o seguinte:


  • Escalas grandes - 1:50 a 1: 20.000, muito utilizadas em plantas de engenharia e arquitetura, plantas urbanas, cadastros, etc.
  • Escalas médias - 1: 25.000 a 1: 250.000, utilizadas em mapas topográficos. 
  • Escalas pequenas - acima de 250.000, utilizadas em atlas geográficos e mapas em geral.


Observação importante.
Não há regras rígidas para o tamanho da escala, tudo depende de sua utilização, veja o que diz Paulo Roberto Fitz:

"Não há regras rígidas quanto à classificação da 'grandeza' de uma escala. Assim, para um estudo de uma bacia hidrográfica com área de 500 Km², uma escala de 1:50.000 pode ser considerada 'grande'."¹

Referência:
¹  FITZ, Paulo Roberto, Cartografia básica. São Paulo: Oficina de textos, 2008. p .29.

5 comentários:

  1. Muito Bom A Explicação Desse Professor Alexandre Está de Parabéns Continue Assim Muito Boom Também O Seu Blog Professor Alexandre Continue Assim Então é Isso que Tenho Para lê Dizer...

    ResponderExcluir
  2. oh que crlh de blog. está uma merd*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada