terça-feira, 12 de março de 2013

Principais paisagens naturais do Brasil.

Por paisagem natural podemos entender o conjunto de elementos naturais interligados e exercendo influências entre eles, formando uma configuração que apresenta uma certa semelhança aos nossos olhos. De modo geral, os vegetais são os elementos que mais se destacam na paisagem, de foma que podemos utilizar o termo vegetações naturais do Brasil.
Existem algumas diferenças entre os termos paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Clique aqui para sabê-las.

As principais paisagens naturais do Brasil.



Biomas Litorâneos: compostos principalmente por mangues que ocorrem em boa parte do litoral brasileiro, são importantes zonas de reprodução de vida animal marinha.


Caatinga: ocorre no sertão nordestino, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos e cactos. Boa parte dessa vegetação é xerófita, adaptada ao clima semi-árido.


Campos: sua área de maior ocorrência é o Rio Grande do Sul, mas também está presente em algumas áreas da região norte (Amazonas, Pará e Roraima). Caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.


Cerrado: Presente em boa parte do Brasil central é encontrado principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas, podendo ocorrer em determinados lugares bosques com vegetação arbórea, os chamados cerradões. É o segundo bioma mais extenso do Brasil.


Floresta Amazônica: É a maior floresta tropical-equatorial do mundo e possui a rica biodiversidade. Ocorre na região norte e centro-oeste (Amazonas, Para, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Maranhão e Tocantins). Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras e entrelaçadas com cipós.


Mata dos Pinhais: também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, um bioma com característica de clima subtropical. Ocorre pequenos bosques dessa vegetação em alguns lugares do estado de São Paulo, em especial no alto de serras.


Mata Atlântica: é uma floresta tropical, o bioma mais devastado do Brasil, no passado ocupou boa parte da região litorânea brasileira. Por se localizar em região de grande atividade antrópica (ações do homem) foi muito desmatada, hoje ocupa somente 7% da área original. As práticas que mais contribuíram com sua devastação foram as atividades relacionadas à agropecuária, desde os tempos colônias, e mais recentemente a urbanização e industrialização. Rica em biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais, árvores de grande porte que às vezes se assemelham com a vegetação da Amazônia. Seus resquícios distribuem-se em regiões de relevo acidentado, mares de morros, e quando é retirada ou ocupada sem critérios ocorrem muitos deslizamentos de terras.


Mata de Cocais: ocorre na região meio-norte do nordeste, presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão. É uma área de transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas.


Pantanal: Ocorre nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. É a maior planície de inundação do planeta. Considerada, também uma zona de transição ali estão presentes gramíneas, arbustos e palmeiras, com vegetações que possuem características dos demais biomas do Brasil.  


Fonte:
FREITAS, Alexandre de. Tópicos de Geografia do Brasil. São José do Rio Preto: Tessa, 2011. [online] In: Tessa - manufatura de livros e e-books. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada