quinta-feira, 3 de julho de 2014

A terra que pertencia a Deus, Abkházia. Enclaves russos.

Abkházia - a terra que pertencia a Deus.
Diz a lenda: Deus havia distribuído todas as terras e deixado uma para ele. O povo da Abkházia chegou atrasado na distribuição, ao se explicarem sobre atraso Deus foi generoso e cedeu um pedaço de sua terra para esse povo. Mas, advertiu-os: muitos vão querer tomar essa terra, vocês viverão tempos difícies.
A Abkházia pode ser considerada um país que não é reconhecido unanimamente, o enclave russo no Cáucaso é reconheido pela própria Rússia, pela Venezuela, pela Nicaraguá e por Nauru. Possui cerca de 216 mil habitantes numa área menor que o Estado de Sergipe.
História.
No local onde hoja é a Abkházia houve feitorias gregas que datam do século VI antes de Cristo, a nação se desenvolveu entre os impérios romanos e bizantinos. O reino da Abkházia permaneceu com suas terras em uma região maior do que é hoje, chegavam a ocupavam partes da Geórgia. A história moderna do pequeno país começou em 1801, quando o povo buscou proteção russa aos avanços otomanos. Por essa época   o czar Alexandre I desiguinou a Abkházia como um principado autônomo sob proteção russa.
Pertenceu à União Soviética (1922-1991), com o desmembramento desta,  a Abkházia declarou autonomia mais foi ocupada pela Geórgia que incorporou os seus territórios. A ONU chegou a aceitar a autonomia do país, mas a Geórgia não aceitou. A Abkházia tentou instituir uma constituição para promover eleições nacionais, mas os países da CEI (inclusive a Rússia) rejeitaram e impusseram sanções econômicas.
Em 2008, tropas da Geórgia invadiram a Abkázia, a Rússia interferiu. Uma resposta rápida que colocou o país mais uma vez como seu tutor na região.
Abkházia hoje.
O país, como vimos, não é reconhecido unanimamente, para alguns pode ser chamada de "um enclave pro-Rússia na Geógia" o site oficial da Abkházia a coloca na condição de nação soberana.
Os abkházios tem fortes relação com a Rússia, usam a fronteira desse país para realizar viagens. O idioma russo é falado na Abkházia junto com o idioma local, Moscou também ajuda financeiramente seu enclave, recentemente doou 13 bilhões de rubros, algo em torno de 720 milhões de reais.
Existe muito trabalho na tentativa de viabilizar e recuperar a infraestrutura do país, a experança é de que o aeroporto seja reabilitado e possa operar com voos internacionais.

A natureza.
A Abkházia realmente é um paraíso natural. Seu clima subtropital é conhecido desde a época dos czares, durante a era soviética o local era o veraneio favorito dos órgão sindicais. Na costa oeste do mar Negro, possui excelente praias, colinas com vegetação natural e muita água doce. Além de atrações históricas como catedrais e igrejas.



Referências:
Site Oficial da Abkházia Republic of Abkazia
Folha de São Paulo, mundo 2, 9 abril, 2011.
      

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada