quarta-feira, 9 de julho de 2014

Como se forma o orvalho.

É muito comum surgirem algumas dúvidas sobre esse fenômeno climático. Aqui veremos um recorte de texto que pode auxiliar para um melhor entendimento.
"A ocorrência de orvalho, nevoeriro e nuvens depende do modo como o ar úmido se resfria e, consequentemente, do modo como a condensação ocorre. Quando a condensação do vapor se dá por contato entre o ar quente e úmido e uma superfície fria, há a geração de orvalho. O orvalho forma-se quase ao amanhecer, quando comumente o ar registra sua temperatura mínima, deixando as superfícies frias recobertas por uma película de pequenas gotas d'água. Pode entretanto, ocorrer ao anoitecer, em noites de acentruado resfriamento. Nos ambientes com baixos índeces pluviométricos, o orvalho constitui-se em importante fonte de água par a vegetação local." [1]
Em algumas partes do deserto do Atacama (Chile/Peru) o orvalho é responsável por manter a vida animal e vegetal de uma área considerável.
Fonte:
[1] MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Morescol. Climatologia: noções básica e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007. 9. 65.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada