quinta-feira, 3 de julho de 2014

Continentes. A Oceania, o novíssimo continente.

Mapa da Oceania. Imagem: Portal São Francisco.


Generalidades.A Oceania é formada por um grande arquipélago rodeado pelo oceano Índico e pelo oeste do Pacífico. É formada por milhares de ilhas, sendo as principais a Nova Zelândia e Papua Nova Guiná, a Austrália é considerada uma massa continental (ilha continente).
Foi o último continente colonizado pelos europeus (século XIX), lá, semelhante à América, as ilhas eram ocupadas por povos nativos que foram, em grande parte, mortos e reduzidos significativamente. Esses povos ultimamente vêm lutando pelos seus direitos.
Aspectos naturais.Cortada pela linha do Equador e pelo trópico de Capricórnio a tropicalidade impera no continente, o que reflete, em grande parte no clima e na vegetação. A Austrália possui um dos maiores desertos do mundo, o deserto australiano, rodeado por regiões semi-áridas, que ocupa a maior parte do seu território. O sul desse país apresenta clima subtropical temperado e a costa leste predomina o clima tropical úmido e tropical típico. Nas ilhas da Oceania, de modo geral, predomina o clima tropical.
Divisão política – os países.Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné são os principais países do continente. Localizados em grandes extensões de terras. Além destes, há 11 arquipélagos-estados de pequena extensão: Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga e Vanatu.
Em toda Oceania há muitas possessões (território ultramarinos), as principais são: Havia (EUA), Polinésia Francesa (França), Pitcaim (Reino Unido) e Ilhas Marianas (EUA).
Aspectos econômicos.
Austrália e Nova Zelândia são os destaques econômicos do continente, países considerados desenvolvidos. Desde a colonização a pecuária, em especial a ovina, e os recursos minerais atraíram investimentos e pessoas. A partir da segunda guerra mundial, a entrada de capital estrangeiro tornou-se mais significativa e facilitou a expansão da agroindústria.
Atualmente a Austrália é o maior exportador de lã e cultiva cereais, sendo o mais importante o trigo. Há também produção de cana-de-açúcar e demais indústrias do setor alimentício e têxtil.
Semelhante à Austrália, a Nova Zelândia se destaca na pecuária ovina, na agroindústria de alimentos e no setor têxtil. Também se explora no país carvão mineral e alumínio. Possui um bom potencial hidrelétrico devido ao relevo acidentado e atraí muitos turistas em suas praias, devido ao clima quente e à infraestrutura.
Demais países e possessões da Oceania desenvolvem práticas econômicas principalmente ligadas ao extrativismo e ao turismo.
Referência:GARCIA, Helio Carlos. Geografia: o espaço geográfico da América, Oceania e regiões polares. São Paulo: Scipione, 2002.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada