quarta-feira, 16 de julho de 2014

Culturas pré-colombianas, o povo Mochica.

Localização do povo Mochica. Imagem: La Historia del Peru.
Uma cultura que se desenvolveu no norte do Peru, em região litorânea, foram contemporâneos dos Nazcas que se localizavam no sul do Peru. Os mochica ocuparam essa região entre aproximadamente os anos 100 d.C. e 700 d.C. Período posterior à cultura Chavim e anterior à cultura Chimu, todos esses povos eram exímios artesão.
O povo mochica desenvolveu grandes habilidades em lidar com cerâmicas, eram agricultores, construíam templos monumentais e casas residenciais. No aspecto religioso, constumavam realizar sacrifícios humanos e bebiam um tipo de cerveja artesanal em seus rituais, em que esperava-se que a fertilidade da terra fosse mantida para poderem praticar a agricultura.
Sua estrutura social se caracterizava por um Estado Militarista-Teocrático, não havia um governo central, mas sim grupos independentes que governavam determinadas regiões. Os guerreiros possuiam status na sociedade, pois formavam o exército, exerciam o domínio político e a segurança da população. Nota-se complexos militares nos vales onde essa cultura habitou.
A arquitetura mochica pode ser dividade em três categorias:
  • Arquitetura Monumental: templos cerimoniais e administrativos;
  • Arquitetura Doméstica: realizados para habitação doa povo em geral;
  • Arquitetura Militar: caracteriza-se pela realização de grandes construções com muralhas e fortalezas.
Algumas cerâmicas mochica retratavam cenas de sexo. Como podemos notar nas fotos acima. Percebe-se, também, muito colorido, detalhes e ornamentos.
Outras cerâmicas eram feitas representando objetos e alimentos do cotidiano deles. 

Os mochicas também se destacaram na metalurgia, faziam instrumentos usando oro, prata e cobre. Usavam reagentes que permitiam soldar esses objetos, mesclar e fundir metais.

Referência e fotos:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada