domingo, 6 de julho de 2014

Enclaves russos. A Transnístria.

A Trasnístria é  uma república autoproclamada do leste europeu. Trata-se de um enclave russo do ponto de vista cultural, pois a população com seus gostos e costumes são mais próximas do russos do que de seus vizinhos. O problema é que a Rússia está a aproximadamente 500 quilômetros de distância da Transnístria.

 Essa república não reconhecida está localizada principalmente nas margens esquerda do rio  Dniestre entre a Moldava e a Ucrânia. Possui 400 quilômetros de extensão norte-sul por apenas 25 quilômetros de largura. Com 550 mil habitantes de maioria russófona é mais um país não reconhecido, prefere a anexação à Rússia devido à proximidade cultural a continuar fazendo parte da Moldava.  
As forças armadas da Rússia mantêm um significativo contingente de homens no local, o 14º exército russo está estacionado na capital do país. É o que realmente garante uma certa "autonomia" do país e dá características de ser realmente um enclave russo.  
A história dessa localidade passa por várias anexações, pertenceu ao principado de Kiev, foi incorporado ao império russo no século XVIII, depois fez pate da União Soviética e, quando essa se desfacelou, a Transnístria acabou sendo incorporada pela Moldava. Esse país proibio o uso do alfabeto cirilico (russo) e impôs a obrigatoriedade da língua moldava, língua latina semelhante ao romeno. 
Uma guerra civil aconteceu em 1991, quando romenos e moldavos invadiram a Transnístria. O exército russo agiu e evitou que acontecesse um massacre da população russófona, a situação ainda é tensa no local.

Referências:
Revista História Viva, ago. 2012.
Wikipédia (inclusive imagens)
Euronwes - Transnístria vai a voto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada