quarta-feira, 9 de julho de 2014

Entendendo a Geografia Física.



Falar sobre Geografia Física não é tarefa fácil. Teóricos e estudiosos gabaritados já se embrenharam por esse caminho tortuoso e as conclusões não são de todo resolvidas. 
Colocá-la como um ramo da Geografia já é, à grosso modo, perigoso. A Geografia possui uma unicidade como ciência, é uma ciência humana.  Uma ciência que se ocupa dos processos sociais no desenvolvimento histórico das sociedades, analisando as transformações e as interferências causadas pelos seres humanos e levando-se em conta a economia, a cultura, a interferência e a relação das sociedades com o meio natural.
O suporte que daremos nesse artigo servirá para o caro leitor aproximar a Geografia Física da Geografia Humana através da relação entre os processos sociais e a natureza. Essa forma de tratar a Geografia Física se aproxima das concepções francesas das décadas de 1960 e 1970, que de certa forma tentavam ultrapassar a fase positivista dessa ciência.
Um dos méritos da Geografia Física é considerar a primeira natureza, ou o espaço natural, como de extrema importância para a segunda natureza, aquela produzida pelo homem. Pois que há uma interação entre ambas, a sociedade se utiliza dos substratos naturais para exercer praticamente todas suas funções. Ou seja, há uma interdependências entre a natureza e o ser humano.
Francisco Mendonça tece as seguintes observações sobre essa dificuldade que a Geografia enfrenta:
“A geografia é a única ciência entre as ciências humanas a ter em conta os aspectos fisicos do planeta (quadro natural). Daí a grande problemática epistemológica e metodológica dessa ciência. Analisar os processos que se desenvolvem na natureza e na sociedade, individual e conjuntamente, é tarefa árdua e exige grande competência. Neste sentido não é de se estranhar que boa parte dos geógrafos caia na produção de trabalhos especializados, aprofundando a setorização do conhecimento geográfico.”  (MENDONÇA, Francisco. p. 66)
MENDONÇA, Francisco. Geografia física: ciência humana? 2ed. São Paulo: Contexto, 1991.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada