sábado, 5 de julho de 2014

Geografia: a Bacia do Pacífico e seus países.

Do ponto de vista geopolítico e econômico a Bacia do Pacífico compreende grande parte do oceano Pacífico, em especial formando um triângulo aproximado entre a costa oeste dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia e o leste asíatico.
Nesta vasta região do oceano Pacífico encontram-se países  estratégicos do ponto de vista político e econômico. China e Japão são grandes potências econômicas, sendo que a primeira vem, a cada década, aumentando sua influência política e militar na região.
Além desses países, na Bacia do Pacífico encontram-se economias desenvolvidas como a da Austrália e da Nova Zelândia e os chamados Trigres Asiáticos, países com um significativo dinamismo econômico. Destacando-se, nesse contexto, a Coreia do Sul e Taiwan.
As rotas comerciais marítimas mais significativas dessa região são aquelas entre a costa oeste dos Estados Unidos, o Japão, algumas localidade do sudeste da China, Cingapura e Austrália. Destacam-se nessas rotas os portos de San Francisco (EUA), Vancouver (Canadá), Yokohama (Japão), Pusan (Coreia do Sul), Xangai e Cantão (China), Cingapura (Cingapura) e Sidnei (Austrália). Delas também surgem rotas secundárias para alguns portos da costa oeste da América do Sul, como Callao e Valparaíso.
Em sua parte ocidental os países da Bacia do Pacífico enfrentam significativas disputas sobre a soberania de algumas ilhas que apresentam localização estratégica e jazidas de petróleo e gás. Essas disputas é maximizada devido a fotores históricos que remetem às guerras Russo-Japonesa, Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão exerceu um considerável imperialismo em toda região.   
Referências:
MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Geografia: a construção do mundo. São Paulo: Moderna,2005.
Boletim Mundo: geografia e política internacional. Ano 20, nº 6, out. 2012.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada