quinta-feira, 3 de julho de 2014

Países da Europa. Hungria.

 Histórico.
A Hungria é um país da Europa Central1  com uma longa história de ocupações e invasões que acabaram moldando seu território e influenciando na cultura de seu povo. Desde do ano 1.000 a.C. a região já era ocupada por povos cavaleiros de origem ariana, uma região que também era ocupada por tribos germânicas. O local foi ocupado por Roma por volta do ano de 430, mas logo depois os ataques hunos fez Roma abandonar a região.
Depois que os hunos começaram a perder influência, as tribos germânicas voltaram a ocupar o território, posteriormente foi a vez dos ávaros exercer seu domínio. O qual foi quebrado pela companha de Carlos Mango por volta de 790. Com todas essas invasões a origem dos povos húngaros ainda carece de estudos. 
No ano 1.000 d.C., o rei Santo Estevão fundou o Reino da Hungria, época em que já podia se falar em um povo e um território húngaros. Porém, as invasões mongóis mais uma vez destruiu o país. No período do Renascimento (final do século XV início do século XVI) o pais voltou a gozar de uma independência efêmera. Logo após, em 1526, boa parte país caiu sob controle dos otomanos, os   quais o dividiram em três partes. Uma sob o controle da Áustria, outra sobre controle otomano e uma pequena parte, o     Principado da Transilvânia, que concentrava os húngaros étnicos.

Cena representando a Revolução de 1848, em busca da autonomia húngara, no Império Austríaco.

Em meados do século XIX, com o recuo dos otomanos, a Áustria reconheceu a posse das terras da Hungria e surgiu o Império Astro-Húngaro. O qual lutou do lado da Alemanha na primeira guerra mundial e depois, com a derrota, voltou a se chamar Hungria.
Na Segunda Guerra Mundial a Hungria decidiu apoiar a Alemanha com a intenção de recuperar seus territórios, com a derrota da Alemanha os soviéticos ocuparam o país e impusseram um sistema de governo comunista sob controle de Moscou. Após o fim da União Soviética o país tendeu a se aproximar com o ocidente.
Budapeste, capital da Hungria.

Para alguns2, o nome Hungria deriva do termo Ogur, ou On-gar, termos turcos que significam dez flechas ou dez tribos. Em referência as tribos do povo magiar, etnia dominante na Hungria. Os húngaros denominam seu país de Madgyar-Orzag, que significa país dos magiares.

A Hungria hoje.
Cidade de Miskolc.

A Hungria atual é uma república parlamentarista, o cenário natural é dominado por uma grande planície com poucas elevações de aproximadamente 300 mts., o clima é tropical oceânico com temperaturas médias em torno de 10º. É dividida administrativamente em 19 condados. A principal cidade é a capital Budapeste com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes.
Dados:
Ext. 93.030 Km²;
Pop. aprox. 10 milhões de hab.;
IDH 0,831;
Taxa de alfabetização 98,9%.  

Referências:
OTERO, Edgardo. A origem dos nomes dos países.[trad. Luciano Vieira Machado] São Paulo: Panda Books, 2006.
Wikipédia [online] http://pt.wikipedia.org/wiki/Hungria (inclusive imagens).
Notas.
1. Algumas fontes a colocam como país da Europa Oriental, em especial devido a seu alinhamento com a ex-URSS.
2. Conforme OTERO, Edgardo op cit. p. 335.
Obs.: essa postagem é uma homenagem à Rafaela Pacoto, ex-aluna que muito me orgulha por suas conquistas. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada