quarta-feira, 16 de julho de 2014

Países emergentes do Continente Americano.

Denomina-se países emergentes¹ aqueles que possuem um significativo dinamismo econômico e atraem capitais estrangeiros com facilidade. São países que ainda não podem ser chamados de desenvolvidos, pertencem ao grupo dos países subdesenvolvidos mas se diferenciam dos demais especialmente por terem uma economia mais dinâmica e se projetarem em um cenário regional.
No caso do Continente Americano podemos inserir na classificação de emergentes o Brasil, o México e a Argentina. O PIB (Produto Interno Bruto) desses países chega a aproximadamente 3,5 trilhões (2010), representado algo em torno de 70% do PIB da América Latina.
O histórico de industrialização nesses países são semelhantes, são considerados países de industrialização tardia. Foi uma a industrialização que se intensificou a partir de meados do séculos XX. Fatores como as duas guerras mundiais e a crise de 29 influenciaram na industrialização e, de modo geral, aplicaram o modelo de substituição de importações.
O México se destaca na produção de petróleo, possui significativas metalurgias  e siderurgias, e suas principais indústrias se localizam aos arredores da Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. A agropecuária não é um grande destaque no México, especialmente devido ao relevo e o clima, 40% do território é ocupado pela pecuária bovina.
A Argentina concentra suas áreas industriais na região de Buenos Aires, com destaque para os setores metalúrgico, siderúrgico, mecânico, naval e químico. Essa industrialização espalha-se por cidades como Rosário, Santa Fé e Córdoba. O país produz excelentes produtos agropecuários, destaque para a pecuária bovina e ovina.
O Brasil é o mais industrializado desses países, a região mais industrializado é o Sudeste, em especial no triângulo Rio-São Paulo-Belo Horizonte. Nessa região destaca-se indústrias aeroespacial, montadoras de veículos, siderurgias,  eletrônicos entre outras. O país também é um grande produtor e exportados de produtos agropecuários e recursos minerais, com destaque para o ferro, manganês e bauxita.

Nota.
1. O termo emergente refere-se a uma entre tantas formas de regionalizar e classificar os países. Nesse caso, pressupõem-se que é um estágio entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento, estágio esse muito questionado nos assuntos mais acadêmicos. Em especial pelo fato de subdesenvolvimento e desenvolvimento serem faces de um mesmo processo econômico.  
  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada