domingo, 13 de julho de 2014

Península arábica e seus países. Omã.

Pequeno histórico.
Localizado no extremo leste da Península Arábica o país já foi província do Império Persa e depois  do Império Sassânida - considerado o  último grande império persa. Por um breve período no século V Omã ganhou independência, mas logo depois foi ocupada por muçulmanos que criaram o Império de Omã.
Os portugueses conquistaram a região em 1.508 e foram expulsos em 1.659, quando os otomanos tamaram a região. Na época do neocolonialismo Omã tornou-se protetorado Britânico, sua independência aconteceu somente em 1.971.
Peculiaridades.
Omã possui um localização estratégica no Golfo Pérsico, região por onde passam muitos petroleiros num estreito bem próximo ao Irã - o estreito de Omã. Os EUA mantêm no país bases militares, onde operam, desde 1984, aviões da Força de Intervenção Rápida da potência ocidental.
O país já foi um dos mais ricos do mundo devido à produção de incenso. A localidade de Shisr foi o ponto mais importante da antiga rota comercial do produto, a cidade chegou a ser citada por Nishwam bin Said Al-Hamayri e Marco Polo. O comércio de incenso remonta à antiguidade, há registro gregos desse comércio.
"O incenso de Omã, denominadado olíbano, é um resina extraída por incisões no tronco da árvore Boswellia sacra O incrível valor atribuído a ele no passado devivava de seu uso em cerimônias religiosas, medicina e rituais de encantamento. Os egipcios também usavam a resina em embalsamamento, e a lenda sutentou que as árvores de olíbano eram protegidas por serpentes voadoras - que presumivelmente persuadiam alguns de aventurar-se na região". (Revista Planeta)
Nos dias de hoje ainda ocorre a produção de incenso, ..."Os locais de produção são divididos seções individuais, cada qual atribuída a um grupo. O proprietário de uma seção pode alugá-la a qualquer outro grupo e estbelecer se a produçao será compartilhada ou não." (Revista Planeta)
A maior parte do país é dominada por desertos, com precipitações em torno de 250 mm anuais. A parte sul do país e beneficiada com chuvas de monção no verão. Em Omã há uma região chamada Wadi (uádi), é semidesértica e apresenta pequenas colinas com depressões, onde existe algumas espécies de árvores. Dentre elas, a que se extraí a resina do olíbano, da qual se fabrica o famoso icenso.
Economia.
O país é grande produtor de petróleo, o principal produto econômico. Diante da possibilidade de acabar o precioso líquido vem ocorrendo investimentos em outras áreas. Quando ao cultivo, esse se concentra numa pequena faixa de terra litorânea, único local propício a tal prática.
Dados.
Nome oficial - Sultanatu Oman;
Capital - Mascate;
Área - 121.457 Km²;
População - 2.905.114 habitantes (2010);
Principais cidades - Mascate e Salalah;
Composição étinica - omanis são árabes e perfazem 73,5 % da população, há minorias paquistanesas, indianos e iranianos. O islamismo é a religião oficial.  



Referências:
Enciclopédia do Mundo Contemporânea.[trad. Jones de Freitas, Japiassu Brício, Renato Aguir] 2ed. São Paulo: Publifolha/Rio de Janeiro: Terceiro Milênio, 2000.
Revista Planeta, set. 2011.
IBGE - Países.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada