segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Continente Americano e suas divisões. América Central Insular - Antilhas ou Caribe.

Mapa da América Central.

Também conhecida como Antilhas ou Caribe é formada por um conjunto de ilhas resultado de um sistema montanhoso submerso cujos os picos mais elevados formam as ilhas. Elas se estendem desde a proximidade da Flórida (EUA) num arco que vai até as costas da Venezuela e Colômbia, na América do Sul.
Em suas bases físicas a tropicalidade impera na região. O relevo é planáltico e atinge, em alguns pontos, 1800 metros, algumas ilhas apresentam maior elevação na região central (Cuba, Haiti e República Dominicana) com planícies nas regiões costeiras. O relevo influencia nas características ao clima da região, nas partes mais altas a predominância é do clima tropical de altitude e nas mais baixas predomina o tropical úmido, em especial nas vertentes úmidas.
A guerra hispano-americana de 1898, fez com que os Estados Unidos estendessem sua influência política na localidade. Chegando a assumir o comando em países com Haiti, Cuba e Porto Rico, este último um Estado livre associado aos Estados Unidos até hoje.
Alguns países da América Central Insular passaram por processos de ditadura relativamente prolongados, em especial o caso de Cuba e Haiti. Países com histórico de revoluções. O Haiti foi o primeiro país da América Latina a se tornar independente, fez uma revolução inspirada nos princípios da Revolução Francesa, mas não conseguiu mudanças estruturais. A elite local continuou no poder e suas ditaduras eram pró-Estados Unidos. No caso de Cuba, as ditaduras pró-Estados Unidos antecederam a revolução de 1959, que teve como líderes Fidel Castro e Ernesto Guevara de La Sierna (Che Chevara) e teve cunho socialista.
A situação da América Central Insular, em área tropical, fez dela grande produtora de produtos tropicais que despertaram o interesse da Europa e dos Estado Unidos. Para a região foram trazidos negros para trabalhar como escravos, fator que deu contornos especiais em sua cultura, que permaneceu com traços de africanidade.
Os quatro mil quilômetros por onde se estendem os arquipélagos da região podem ser divididos para fins de agrupamento de Estados e possessões da seguinte forma: Grandes Antilhas, corresponde aos maiores países do trecho insular; Pequenas Antilhas, corresponde às ilhas menores onde existem muitas possessões e Bahamas, um Estados Independente que pertenceu ao Reino Unido até 1973, situado aproximadamente entre a Flórida (EUA) e Cuba.
Países da América Central Insular.
Grandes Antilhas:
Cuba, Jamaíca, Haiti, República Dominica e Porto Rico (associado aos Estados Unidos.
Pequenas Antilhas. Estados independentes: Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada , Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas e Trinidad Tobago. Possessões: Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montserat (Reino Unido), Antilhas Holandesas e Aruba (Países Baixos), Guadalupe e Martinica (França) e Ilhas Virgens Americanas (Estados Unidos).
A região tem grande potencial turístico, devido sobretudo ao clima tropical, com suas belas praias e veraneios visitados por turistas do mundo inteiro.
Curiosidades.Em reportagem do canal History Chanel, vê-se que os aeroportos da América Central Insular estão entre os mais difíceis do mundo para se pousar e decolar. A orografia elevada e a proximidade com o mar estão entre os principais fatores que dificultam as manobras dos pilotos.
Aspectos de Havana, capital de Cuba.

Detalhe de um avião pousando no aeroporto intenacional de San Martin.

Praia na República Dominicana.

Referências:HELIO, Carlos Garcia; GARAVELLO, Tito Marcio. Lições de Geografia: América, Oceania e Antártica. São Paulo: Scipione, 1998.
ADAS, Melhem. Geografia da América: aspectos da geografia social e física. São Paulo: Moderna, 1981.
Enciclopédia do mundo contemporâneo, [trad. Jones de Freitas, Japiassu Brício, Renato Aguiar] 2ed. São Paulo: Publifolha; Rio de Janeiro: Terceiro Milênio, 2000.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada