quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Distribuição dos principais desertos do mundo.

Localização dos principais desertos do mundo.
Desertos são ocorrências de áreas de clima árido que se localizam nos continentes em médias latitudes entre, aproximadamente 23° e 60º. Seus condicionantes são complexos e atuam em conjunto. Formam-se por influências das dinâmicas atmosféricas, das correntes marítimas e do relevo. Se considerarmos as áreas áridas e semi-áridas temos algo em torno de 50 milhões de Km² de desertos, o que representa aproximadamente 1/3 das terras emersas.
A definição de deserto e o motivos pelos quais ocorrem sempre são frutos de investigações profundas. Identifica-se um padrão onde as costas oeste das massas continentais são mais secas que às costas leste. Verifica-se isso, em especial, na África, na América do Sul e na Austrália. Saiba mais sobre desertos e suas definições clicando aqui.
Os principais desertos do mundo.
  • Saara - na norte da África, com cerca de 8,6 milhões de Km2;
  • Australiano - com 1,5 milhões de Km²;
  • Gobi - na Ásia, em terras da China e da Mongólia, com 1,3 milhões de Km²;
  • Kalahari - sudoeste da África, com 930 mil Km².
Além desses, existem desertos menores como: Atacama, costas oeste da América do Sul (Chile e Peru). Neguev, em Israel. Colorado, nos EUA e Kara Kum, no Casaquistão. No nordeste brasileiro e nas bordas sul do Saara ocorrem grandes áreas semi-áridas que podem sofrer com o processo de desertificação.
Referências:
ROSS, Jurandy L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
VESENTINI. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2007. (inclusive mapa)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada