sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Formações naturais brasileiras. O Pantanal.

Vista aérea do Pantanal. Imagem: Saco de Ideias.




O Pantanal é uma grande planície inundável que se formou em terrenos sedimentares provavelmente quando ocorreu a separação da Gondwana e surgiu os Andes. A extensa área ocorre na região central da América do Sul e seus limites extrapola o território brasileiro.
No Brasil o Pantanal compreende partes dos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grasso. E entra em terras do Paraguai e da Bolívia. Onde recebe denominações diferentes.
A bacia do rio Paraguai é a grande responsável pela drenagem da região, outras sub-bacias contribuem com o regime de inundação. Seus principais rios são: Paraguai, São Lourenço, Cuiabá, Miranda, Taquari, Aquidauana, Nabileque, Apa e Negro. O clima da região é tropical e sua vegetação é muito variada podendo ocorrer cerrados, campinas higrófilas; dentre outros.
Para autores como Aziz Ab'Sáber, quando este aborda os domínios morfoclimáticos, o Pantanal é uma grande zona de transição, com uma vegetação não diferenciada.
Uma das regiões que mais possui biodiversidade de todo planeta é considerado um patrimônio natural pela UNESCO. Mas vem enfrentando graves problemas, em especial com a expansão das práticas agrícolas e a criação de gado.
Onça pintada no Pantanal. Imagem: Onças do Pantanal.

Pecuária bovina no Pantanal. Imagem: Spin travel.Pantanal. Imagem: Ecodebate.

Referências:
ROSS, Jurandy L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada