sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Geografia: a Península Arábica.

Imagem: Historia Pública.
Localizada no extremo sudoeste da Ásia banhada pelo mar Vermelho, pelo Golfo Pérsico e pelo oceano Índico a aridez é uma característica marcante da região. A península é ligada ao continente ao norte por uma extensa área desértica, o deserto da Síria.
Possui em torno de 3 milhões de Km² geologicamente semelhante à África por ter sido no passado ligada a esse continente. A porção ocidental e setentrional possuem elevações que chegam aos 2.000 mts. Na porção meridional as altitudes deminuem um pouco e surgem alguns vales férteis.
Ao norte da península as precipitações são em torno de 200 mm e ao sul pode chegar a 1.000 mm anuais. O clima não permite a existência de grandes rios permanentes, porém a geologia da região permite que as águas se infiltrem abastecendo lençóis freáticos e alimentando cursos d'água temporários. Fator que possibilita uma agricultura irrigada em determinadas regiões.
A península arábica é habitada desde 4.000 a.C. por essa época havia uma maior fertilidade na região e possibilitava contato com lugares como a Pérsia, a Índia e a Abissínia. Os reinos árabes se encontravam na península em uma significativa desorganização política e uma certa decadência.
Foi Maomê, o grande nome do islamismo, no século VII, que colaborou sobremaneira com a união das tribos da península. Maomê desenvolveu a consciência de unidade étnica e cultural dos povos árabes, promovida principalmente pela religião.
A unidade geográfica constituída pela península encontra-se repartida em vários Estados, sendo a Árabia Saudita o maior deles.
Vejamos os Estados.
"Arábia Saudita: 1.960.582 km2 - 24.300.000 habitantes;
Iêmen: 527.970 km2 - 20.000.000 habitantes;
Omã: 212.460 km2 - 3.000.000 habitantes;
Emirados Árabes Unidos: 83.600 km2 - 3.500.000 habitantes;
Qatar: 11.437 km2 - 770.000 habitantes;
Bahrein: 665 km2 - 670.000 habitantes."
A exploração de petróleo e gás natural se destaca na região, que até os dias de hoje possui uma localização geopoliticamente estratégica. Meca, na Árabia Saudita, é um centro religioso muito importante para o Islamismo e atraí milhões de turistas. A cidade de Dubai , nos Emirados Árabes Unidos,vem investindo fortemente em infraestrutura turística tornando-se um grande centro financeiro e turístico.
Referência:
Geo - Ásia. Abril Cultural. volume VI.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada