sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Países onde predomina o islamismo.

Países com expressivos percentuais de islâmicos.
A civilização islâmica ou muçulmana tem como elemento unificador o islã (religião muçulmana ou maometana) e se estende do norte da África, passando pela Turquia, até o sudeste asiático.
O povo árabe teve um importante papel na origem e na expansão do islamismo, hoje existem outros povos que praticam essa religião. Muitos países que possuem grande parte de sua população islâmica não são árabes, a Indonésia e o Paquistão são bons exemplos.
Surgida no século VII na atual Arábia Saudita, a religião muçulmana se espalhou rapidamente alcançando o sul da Europa e vastas regiões da Ásia. Por vários séculos a civilização islâmica rivalizou com o ocidente, conquistaram terras e desenvolveram uma rica cultura alcançando progressos importantes nas ciências, na filosofia e nas artes. No século XV os impérios turco-otomano e persa dominavam o mediterrâneo e o atual Oriente Médio, nesses impérios prevalecia a cultura islâmica.
Por volta do século XIX, os britânicos começaram a dominar as regiões antes dominadas pela civilização islâmica e no início do século XX, esses impérios perderam força e consequentemente o que antes fazia parte do impérios turco-otomano e persa transformou-se em vários países, cada um com governo próprio dominado por uma elite local.
A civilização ainda é muito forte nos países árabes. Seus preceitos vão além do aspectos religiosos. Influenciam na lei, na economia e nos aspectos sociais da população. Hoje o islamismo é a religião que mais cresce no mudo. Estima-se que na segunda década do século XXI ela ultrapasse o cristianismo.
Países com maiores populações islâmicas, em milhões.
1. Indonésia - 206,9;
2. Paquistão - 167,4;
3. Índia - 156,2;
4. Bangladesh - 129,5;
5. Turquia - 76,6;
6. Egito - 74,7;
7. Nigéria - 74,6;
8. Irã - 65,1.
Referências:
VESENTINI, josé William. Geografia: geografia geral e do Brasil. vol. único. São Paulo> Ática, 2005. (inclusive mapa).
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental.8ª série, vol. 3. Maria Inês Fini (org). São Paulo: SEE, 2009.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada