domingo, 14 de setembro de 2014

Diversidade de povos na China, o povo Miau.


A China possui cerca de 56 etnias e uma população de 1,3 milhões de habitantes. Dentre essas etnias a han é a majoritaria e a que, de certa forma, domina o país.
No meio de tantas etnias conheceremos aqui um pouco da etnia miao.
Pertencem a essa etnia em torno de 8 milhões de pessoas, consideradas uma das etnias mais antigas da China. Vivem desde a antiguidade principalmente nas províncias de Guizhou, Yunnan, Sichuan, Hunan, Hubei e Guangdong e na Região Autónoma da Etnia Zhuang do Guangxi.
Como toda etnia possuem línguas e costumes próprios. Em meados do século XX, os miaos transformaram quatro dialetos em uma língua latinizada para unificar sua escrita. Os membros dessa etnia são capazes de rastrear seus ancestrais por até 4 mil anos.
As mulheres têm o costume de adornarem suas cabeças, cada uma faz de uma forma diferente. Fazem isso principalmente em festivais onde dançam para exibir a riqueza da família.
As meninas miaos são desde muito novas treinadas para fazerem bordados, essa habilidade aumenta por demais o valor da esposa.

"Segundo uma lenda chinesa, Chi You, que combatia o Imperador Amarelo e o Imperador Yan, foi o ancestral dos miaos. Devido à guerra, fome, doença, assim como outros motivos, os miaos migravam constantemente, de modo que hoje em dia, os miaos estão espalhados nas vastas regiões do país tendo diferentes dialetos, vestuários, adornos e costume." China ABC.

Fonte:
Curiosidades, políticas, cultua e geografia de povos e nações. Por: Dee Phillips [et al.] trad. Aline Bandão. São Paulo: Escala, 2009. p.50. (inclisive foto)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada