sábado, 13 de setembro de 2014

Geografia das regiões polares, a Antártida.



As regiões polares da Terra têm importantíssimo papel na equilíbrio climático do planeta, distribuem energias através de correntes marítimas e massas de ar. A Antártida, a maior região polar do planeta, destaca-se pela grandeza e importância no equilíbrio climático mundial.

Trata-se de um continente gelado com extensão de 14 milhões de km², o mar gelado ao seu redor pode variar de 4 milhões a 22 milhões de Km². Em certos lugares a camada de gelo que cobre o continente pode chegar próximo de 4.700 metros de espessura é tida por muitos como um grande deserto, mas o conceito de deserto é, de certa forma, polêmico e o continente gelado não obedece todos os critérios para ser considerado um deserto. (Leia mais sobre desertos.)
A Antártida é visitada desde o século XVI, o corsário britânico Francis Drake descobriu o cabo Horn em 1578, de lá até o século XX, o continente foi excessivamente explorado principalmente com objetivo de caça e pesca.
Ali foram mortos milhares de lobos marinhos e baleias, estima-se que cerca de 420 mil lobos marinhos foram mortos entre 1821 e 1822, se é que pode se considerar um lado bom de tando massacre é pelo fato dessas expedições com propósito de caça acabaram por descobrir novas terras e mapea-las.
Ao raiar o século XX, as mortes de baleias prosseguiam assustadoramente, indústrias baleeiras se instalaram no continente, os barcos a vapor e arpões eram usados para matar milhões desses mamíferos. Estima-se que 1,4 milhões de baleias tenham sucumbido a essa indústria.
Após a segunda guerra mundial começaram a se intensificar as preocupações com o continente gelado, a guerra fria ameaçava a última fronteira onde o ser humano não havia conquistado plenamente, os EUA chegaram a fazer testes nucleares secretos no oceano austral. No ano polar internacional - 1957/58 - as preocupações científicas colaboraram para estabecer normas visando preservar o continente, surge, em 1959, o Tratado da Antártida. O tratado estabelece a paz no local e só permite uso para fins científicos, turismo e preservação ambiental. Esse tratado durará até 2041, depois
desse ano há um medo de que sejam reivindicadas as pretensões territoriais que país como
Argentina, Nova Zelândia, Chile, Reino Unido, França, Astrália e Noroega tem sobre o local.
Esqueleto de uma baleia.
Curiosidades sobre a Antártida.
A capa congelada que recobre a Antártida tem espessura média de 1.800 m. e pode chegar a 4.700 m. Uma parte dela se apoia sobre as rochas que estão abaixo do nível do mar. Isso nos mostra que boa parte do continente se assemelharia a um arquipélago se não fosse a camada de gelo.

Cristais de gelo na atmosfera produzem uma refração da luz do sol que origina um fenômeno conhecido como parélio, um halo com imagem quadrupicada da estrela.

O maior lago de água doce do mundo fica na Antártida - o lago Vostok. Além desse lago há mais 140 lagos no continente.
"Com o sol brilhando num ângulo mais favorável, fica evidente que o gelo é azul, mesmo, e não só por licença poética da glaciologia. A estrutura cristalina do gelo glacial absorve radiação na faixa da cor vermelha, deixando disponível para as retinas uma quantidade incomum de luz em frequência próximas do azul. "
Adicionar legenda

Fonte:
Encarte do jornal Folha de São Paulo, 22 de març de 2009.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada