sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Islândia, a terra do fogo e do gelo.


A Islândia é uma ilha entre o Atlântico Norte e o Ártico é formada basicamente de um grande planalto com aproximadamente 500 metros de altitude. Cruzada por uma cordilherira que cruza a ilha de leste a oeste e nela que nascem os principais rios do país.
A maior parte da população do país vive sul e no oeste, onde o clima é amenizada por correntes marítimas quente. A pesca é de extrema importância para a Islândia, atividade que a fez ampliar seu domínio sobre o mar e já provocou até conflitos diplomáticos com o Reino Unido.
Em seus aspectos fisiográficos a Islândia é uma elevação da grande coordilheira mesooceânica, uma enorme cordilheira submersa no Oceano Atlântico, algumas ilhas são formadas pelo seu cume - dentre elas, a Islândia. O que confere a região uma singular importância para estudos geológicos, visto que ali ocorre a separação de duas placas tectônicas. Além dessa característica singular, abaixo da Islândia ocorre um hot-spots (ponto quente) locais de temperatura extremamente altas que provoca uma corrente de convecção anômala, provocando a subida de material fundido do manto para a superfície. Fenômeno que contribui para a formação de muitas ilhas.

Crédito da imagem: Paulo Pereira.
Formação do país.
Europeus começaram a chegar a região por volta de 847, essa população era (e ainda é) constituída basicamente por noruegueses, escoceses e dinamarqueses.
Foi república independente de 930 até 1264, mas em 1263 um tratado submeteu-a à Noruega. Em 1381, Islândia e Noruega foram conquistadas pela Dinamarca e quando a Noruega se livrou do domínio dinamarquês ( 1814), a ilha ficou sobre controle da Dinamarca.
Em 1918, a Islândia passou à condição de estado associada à Dinamarca, para novamente proclamar uma república em 1944. No ano de 1949, o país ingressou na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) mas, por não possuir forças armadas os Estados Unidos lhe oferecem defesa e proteção.

Dados:
Nome oficial - Lydveldid Island (República da Islândia);
Área - 103.000 Km²;
Populaçao - 322.691;
PIB - 18.672 milhões de US$;
PIB per capita - 62.003 US$;
IDH - 0,969.
Divisão administrativa.
Possui 7 distritos, capital Reykjavik (104.176 - 1995). Outras cidades: Kopavogur, Hafnarfjördhur.

Referências:
Enciclopédia do Mundo Atual. [trad. Jones de Freitas, Japiassu Brício, Rento Aguiar]. 2ed. São Paulo: Terceiro Milênio, 2000.
BRANCO, Samuel Murgel; BRANCO, Fábio Cardinale. A deriva dos continentes. São Paulo: Moderna, 1992.
LEINZ, Viktor; AMARAL, Sérgio Estanilau do. Geologia Geral. 14ed. São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2001.

Sugestões e leituras:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada