sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Formações naturais do Brasil, a Amazônia.


Há mais de 420 milhões de anos o escudo das Guianas e o escudo brasileiro delimitavam uma bacia hidrográfica. Isso antes da formação dos Andes, quando a América do Sul estava junto com a África - esse foi o início da formação da Amazônia. Uma vasta extensão de terras baixas que tinha suas águas drenadas para oeste.
Quando a América do Sul foi se separando da África surge os Andes e a drenagem se inverte, não antes de ocorrer uma grande área alagada, essas águas forçaram passagem pelos escudos desaguando no Oceano Atlântico.
Hoje a Amazônia compreende a maior extensão de floresta equatorial do mundo. Possui uma biodiversidade extraordinária, composta por uma densa rede de rios, lagos, lagunas e canais formando a maior bacia hidrográfica que existe e detendo 20% de toda água doce da Terra. Toda essa água possui um rio mestre - Amazonas - o maior rio do mundo em extensão e em volume d'água. Essa grande floresta ocupa 40% do território brasileiro e extrapola seus limites abrangendo terras do Peru, da Bolívia, da Venezuela, do Equador, da Colômbia, da Guiana, do Suriname e da Guiana Francesa.
Sua total biodiversidade está longe de ser conhecida, muitos povos da floresta e tribos indígenas a conheciam mas esses conhecimentos em partes se perderam na tradição oral.
Mesmo levando-se em conta algumas diferenças regionais o clima desse complexo é considerado um dos mais homogêneos de todo Brasil, as precipitações variam em torno de 2.000 a 4.000 mm anuais. Sua localização geográfica colabora por demais para isso, cortada pela linha do Equador recebe água do hemisfério sul quando neste é verão, quando é inverno no hemisfério sul começam a chegar as águas do hemisfério norte. Como se isso não bastasse, o degelo da cordilheira dos Andes também colabora para o ciclo das águas na Amazônia.
A grande floresta pode ser dividida em três partes.
Igapó. Terras baixas permanentemente alagadas, a vegetação nessa área é composta de muitos arbustos e cipós, as árvores alcançam em torno de 20 m.

Várzea. Refere-se aos terrenos temporariamente alagados, a vegetação varia conforme as estações da água obedecendo o nível dos rios, nessa parte as árvores já são de grande porte.
Terra firme. Ocupam 90% de toda Amazônia, as árvores tingem 65 m, carregadas de plantas que vivem sobre as outras e com cipós lenhosos. No meio dessa vasta floresta aparecem manchas de cerrado e campos.

Veja também.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada