sábado, 1 de novembro de 2014

Derivações do Cristianismo, o Cristianismo Copta.

Os cristãos coptas vivem em sua maioria no Egito e na Etiópia, são os remanescente de uma das mais antigas igrejas cristãs do mundo. A Igreja Copta teria sido fundada por São Marcos em aproximadamente 284 d.C. (outras fontes falam em 50 d.C [1]) em Alexandria. São Marcos teria sido o primeiro papa de Alexandria, o que põe a Igreja Copta e sua comunidade como sendo o primeiro grupo cristão fora da terra santa.
Os escritos religiosos foram executados em língua copta, mantendo a tradição de um povo que figura entre os mais antigos descendentes do antigo Egito.
Os coptos reconhecem a autoridade de um patriarca de Alexandria, boa parte dos coptas se separaram das outras igrejas cristãs por que no concílio da Caledônia optaram pelo monofisismo (Jesus teria uma natureza divina) enquanto outras igrejas cristãs consideravam que Cristo tinha uma natureza divina e humana.
Antigamente os coptas eram perseguidos pelos romanos, hoje eles são minoria no Egito e na Etiópia e não raro não são bem tratados, pela maioria mulçumana. Os coptas reclamam da falta de opção para participar da vida política.


Apesar dos cristãos coptas estarem concentrados historicamente no Egito e na Etiópia como se percebe abaixo:
"Com base na relação que desde as origens a igreja etíope manteve com o Patriarcado de Alexandria do Egipto, o Cristianismo difundiu-se no país na forma copta ortodoxa. A entrada em cena do Islão, a partir do século VIII, não impediu o Cristianismo de desenvolver um papel decisivo na história da Etiópia. O Cristianismo é ainda hoje a religião predominante nas regiões que foram centrais nas vicissitudes da história etíope, ou seja, os planaltos e também em quase todas as principais cidades." [2]


Há muitos cristãos coptas pelo mundo afora, em especial nos Estados Unidos onde há 100 Igrejas Coptas e no Reino Unido há uma catedral copta.





S. Beatitude THEODOROS II, Papa e Patriarca de Alexandria e toda África.
(Eleito em 09 de Outubro de 2004)






Fontes:
http://atheism.about.com/library/glossary/western/bldef_coptic.htm

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada