sábado, 3 de janeiro de 2015

Como acontecem os terremotos?

Terremotos são em são maioria fenômenos naturais caracterizados por vibrações na crosta terrestre que se propagam. Podem ser percebidos pelos sentidos naturais ou por meios de aparelhos.
Eles acontecem quando há uma liberação de energia acumulada na rocha no decorrer do tempo, às vezes há milhares de anos.
Ocorrem em torno de 1 milhão de terremotos por ano, quando eles atingem áreas muito povoadas provocam grandes danos sociais e materias podendo matar muitas pessoas. A maioria dos terremotos são de tremores fracos que não provocam danos significativas à humanidade.
O exato local onde se origina um terremoto é chamado de hipocentro ou foco, quando o hipocentro está a menos de 8 quilômetros da superfície o terremoto geralmente tem alcance apenas local . Dá-se o nome de epicentro o ponto da superfície terrestre situado acima do hipocentro.
A grande maioria dos hipocentros dos terremotos ocorrem a uma profundidade inferior a 50 quilômetros de profundidade. Porém, cerca de 4% dos terremotos possuem hipocentros situados à profundidade entre 500 e 700 quilômetros, esses locais profundos coincidem com ilhas de arcos, principalmente no oceano Pacífico, e também na região dos Andes.
Magnitude dos terremotos (escala mercalli).
  • Grandes - 7 a 7,9;
  • Destrutivo - 6 a 6,9;
  • Danoso - 5 a 5,9;
  • Leve - 4 a 4,9;
  • Perceptível - 3 a 3,9;
Perceptível com instrumentos - 2 a 2,9.
A origem dos terremotos pode ter três causas diferentes:
  • 1. Desmoronamento internos superficiais, acontecem quando as rochas se dissolvem pela ação das águas subterrâneas;
  • 2. Causas vulcânicas, normalmente são de menor intensidade, são provocados pelas explosões internas, colapsos ou acomodações que resultam nos vazios deixados pela saída do magma;
  • 3. Causas tectônicas, esses são responsáveis pela formação de grandes terremotos, suas vibrações podem atingir até 2 mil quilômetros do local onde ele se originou.
Referências:
LEINZ, Viktor; AMARAL, Estanilau. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2001.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada