quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Minerais e rochas.

Cristais em mineral - Dolomita. Foto: Stonetrust Stonetrust. American Geologial Institute.

Minerais e rochas:
“Minerais são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos, na Terra ou em corpos extraterrestres.” p. 28.
“O termo rocha é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, abam ficando intimamente unidos.” p. 28.
A rocha não é homogenia, apesar de ser coesa, pode ser composta de vários minerais. O termo minério se aplica quando o mineral ou rocha possuir significativa importância econômica.
A crosta terrestre é composta por 97% de minerais da classe dos silicatos ( feldspatos, piroxênios e anfibólios, quartzo, micas, olivina, epídoto, etc.). Os minerais podem ser identificados pelo:
Hálito cristalino. Correspondem à forma geométrica exibida pelos cristas dos minerais que representa sua estrutura.
Transparência. Capacidade do mineral absorver pouca ou muita luz, aqueles que absorvem muita luz são tidos como translúcidos e aqueles que absorvem pouca luz ou não absorvem são transparentes. Ambas características dependem da espessura do mineral.
Brilho. Refere-se a quantidade de luz refletida pelo mineral, aqueles que refletem mais de 75% da luz que neles incidem exibem brilho metálico, aqueles que a reflexão não chega a esse percentual possuem brilho não metálico.
Cor. É resultado da absorção seletiva da luz. Dependendo do comprimento de onda de luz que um mineral absorve, a presença de elementos químicos influencia na absorção da luz.
Traço. Entendido como a cor do pó do mineral, obtido quando se risca o mineral contra uma placa, um fragmento de porcelana preferencialmente de cor branca.
Dureza. Representa a resistência ao risco. Usa-se em sua classificação a escala de Mohs, quanto maior o número maior a dureza, vai de 1 a 10:
1 – Talco
2- Gipsita
3- Calcita
4- Fluorita
5- Opatita
6- Ortoclásio
7- Quartzo
8- Topázio
9- Coríndon
10- Diamante

Referência:
TEIXEIRA, Wilson (et. al) Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2008.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada