terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Origem do calor interno do interior da Terra.

Imagem: Blog do Eventon.
Praticamente quase toda informação que temos do interior da Terra são de evidências indiretas. Sabemos que a Terra é composta de três camadas principais que podem se subdivididas, trata-se da crosta, do manto e do núcleo.
De diferentes densidades e compostas por matérias que se diferenciam na composição e temperatura, os limites entre eles são estabelecidos por descontinuidades.
A crosta.
É a parte superficial da Terra, pode ser dividida em crosta continental e crosta oceânica. A primeira pode alcança espessuras em torno de 30 a 40 quilômetros nas região mais estáveis do planeta, mas nas cadeias de montanhas pode alcanças os 80 quilômetros. A Crosta oceânica tem espessura média de 7,8 quilômetros.
O manto.
É dividido em três: manto superior, abaixo da descontinuidade de Mohorovicic, profundidade em torno de 400 quilômetos; manto inferior, numa profundidade de 2900 quilômetro e entre eles uma camada conhecida como manto transicional.
Núcleo.
É a camada do centro planeta, responsável pelo temperatura interna. Composto predominantemente por uma liga metálica de níquel e ferro. Pode ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, sendo este sólido. No total o núcleo tem um raio de 3.485 quilômetros.
A temperatura interna da Terra é ocasionada pelo núcleo em consequência de dois processos: quando houve a formação do planeta por acresção a energia cinética dos impactos provocou o aumento de temperatura e as reações atômicas que formam energia térmica.
Esse calor do núcleo movimenta toda uma dinâmica interna transportando essa energia até a superfície por condução e convecção. Sendo a condução um processo lento, visto que é realizado por transferência de calor e acontece nos meios sólidos. E a convecção envolve movimento de massas e ocorre nos fluidos.

Referência:
TEIXEIRA, Wilson (et. al) Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2008.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada