segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Os fatores climáticos.

Os fatores climáticos podem ser considerados como àquelas características geográficas que podem influenciar no clima. São eles: latitude, relevo, altitude e vegetação podendo juntar a eles aspectos dinâmicos dos oceanos e continentes (maritimidade e continentalidade).
Altitude (através do relevo); lugares de mesma latitude pode mas com altitude diferentes possuem climas diferenciados. Normalmente a cada 100 metros a temperatura abaixo 0,6º. Assim, quando mais alto for mais baixa será a temperatura, em decorrência disso é que há ocorrência de neve nos altos das montanhas.
Relevo; são três os atributos importantes desse fator climático: posição, favorece ou dificulta a movimentação de calor e umidade, pode se tornar uma barreira para entrada de massas de ar dificultando troca de calor e umidade; orientação de suas vertente, principalmente nas regiões extra-tropicais a maior ou menor insolação em uma das vertentes muda a temperatura; declividade, superfícies onduladas modificam a relação superfície/radiação incidente.
Vegetação; atua como modificadora de umidade e de temperatura, em áreas florestadas as temperaturas são inferiores.
A continentalidade e maritimidade também exercem influência no clima, as águas se aquecem diferente dos continentes, elas tem capacidade de reter calor, controlam a distribuição de energia. Favorecendo assim a redução de amplitudes térmicas (diferença entre a temperatura mais baixa e mais alta). Áreas próximas aos oceanos possuem menor amplitude térmica, nas áreas distantes dos oceanos as amplitudes térmicas aumentam.
O ser humano também atua na modificação climática, constroem cidades e desmatam, modificando a superfície de absorção e refração de energia.

Referência:MENDONÇA, Francisco; OLIVEIRA-DANI, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada