terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Processo de radiação e o aquecimento do planeta Terra.

O planeta Terra recebe energia do Sol, são ondas eletromagnéticas que viajam a velocidade da luz. Ao chegarem à Terra desencadeiam uma série de fenômenos que são responsáveis pela existência da vida no planeta. É o chamado efeito estufa natural, que mantém a temperatura habitável na Terra.
Quando a energia solar atinge a Terra apenas 50% dela chega à superfície, o restante é absorvido pelo caminho percorrido na atmosfera. Desse percentual, 47% é absorvido pela superfície e 3% é refletido de volta a atmosfera. Esses 3% é de suma importância para o aquecimento do planeta, é a chamada contra-radiação, ou efeito estufa.
A parte absorvida pela superfície (47%) emite ondas curtas e interage com a contra-radiação, essa interação resulta numa quantidade superior de energia àquela que entra no topo da atmosfera. É a própria atmosfera que permite esse fenômeno, na ausência desta temperatura do planeta não proporcionaria a ocorrência de vida.
Todo esse processo de troca de energia resulta num equilíbrio. A equação envolve energia recebida e energia dispersada que resulta em zero no final. Porém, as alterações provocadas pelos seres humanos através de suas ações repercutem na modificação desse balanço energético, contribuindo para ocorrência de impactos no clima.

Referência:MENDONÇA, Francisco; OLIVEIRA-DANI, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada