terça-feira, 7 de julho de 2015

As grandes civilizações.


Aplica-se o termo civilização para designar uma ampla cultura que possui um agrupamento de culturas menores. Para exemplificar podemos usar a civilização islâmica que engloba povos persas, árabes, indonésios e paquistaneses.

As grandes civilizações atuais são:

Civilização Ocidental.
A mais ampla e está presente em todo mundo, influenciando-o com seus padrões econômicos e culturais. Sofre subdivisões em: Ocidental Típica; Estados Unidos, Europa Ocidental e Central, Austrália e Nova Zelândia. Ocidental com forte influência eslava (Cristianismo Ortodoxo) Europa de leste e Rússia. Ocidental com forte influência negra e indígina (América Latina).
Seu pilar é a crença no desenvolvimento material, é majoritariamente cristã, mas sofre influência do judaísmo, praticamente difundiu os valores da sociedade moderna melhorando ou inventando produtos, sistemas econômicos e políticos e os modernos meios de comunicação.

Civilização Islâmica.
Sua base é o Islamismo, defendem que são mais espiritualizados que os ocidentais, o objetivo principal na vida (há exceção) é seguir o Corão, possuem certas obrigações com caráter de sagrado como ir à Meca uma vez na vida, praticar jejum e dar o dízimo.

Civilização Hinduísta.
Uma civilização que tem por base o Hinduísmo, sistema religioso predominante na Índia que contém muitas religiões. São reencarnacionistas, possuem um sistema de castas e são, de modo geral, politeístas. Características que refletem na vida econômica das pessoas e consequentemente na sociedade.
A Civilização Hinduísta está tão arraigada ao seu sitema de crença que a palavra hinduísta quer dizer indiano. Considera-se o sistema religioso-filosófico mais antigo do mundo, estima-se que tenha surgido por volta de 2.000 a.C. (fontes numerosas falam em 1.500 a.C).

Civilização Chinesa.
Concentra-se basicamente na China, naturalmente mais de um bilhão de pessoas fazem parte dessa civilização. Seus sistemas religiosos-filosóficos englobam principalmente o confucionismo, o taoísmo e o budismo. Sistemas que de modo geral apregoam uma filosofia de vida voltada ao conhecimento, à sabedoria e ao respeito aos mais velhos e aos mais sábios.

Civilização Negro-Africanas.
Predominam na chamada África Negra, onde ocorre uma enorme pluraridade de etnias, porém
com alguns traços culturais em comuns como o animismo e o sistema tribal. Para boa parte dessa
civilização a família é entendida como um enorme grupo que enbloba avós, netos, bisnetos, primos e todo um complexo extenso de familiares que abrange vários indivíduos.

Referências.
VESENTINE, José Willian; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. São Paulo: Ática, 2002. pp.61-64. (inclusive mapa).
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.p. 44-57.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada