segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ásia: generalidades, origem do nome e regionalização.


A Ásia é o continente mais extenso e mais populoso, possui 45 países e alguns deles figuram entre os mais populosos do mundo como China, Índia e Indonésia. Possui grande diversidade natural, cultural e econômica. Suas terras abrangem grande diversidade de climas, vegetações e formas de relevo, o continente é berço de grandes civilizações e religiões e nele estão grandes economias como China e Japão.
O termo Ásia possui as seguintes origens: para os gregos a palavra Ásia designa “terras situadas a leste”, Ásia também pode derivar do sânscrito ”Usaa” que significa amanhecer, o termo Ásia também encontra similaridade com a palavra árabe “sharqan” que significa “rumo ao leste”, o temo assírio “asu” também significa leste. Como se vê a maioria dos significadas para Ásia indica que o termo se refere ao leste.
Para fins didáticos podemos regionalizar a Ásia da seguinte forma:
Oriente Médio – berço das três grandes religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo), possui muito petróleo e escassez de água potável. Trata-se de uma região geopoliticamente muito importante.
Ásia Central – reúne países desmembrados da URSS, com grande diversidade étnica e grande presença do islamismo.
Subcontinente Indiano – muito populoso e com muitas desigualdades, destaque para os aspectos culturais de seus povos e predomínio do hinduísmo sendo que países como Paquistão e Bangladesh possuem maioria islâmica.
Sudeste da Ásia – destaque para países com economia apoiadas em eletrônicos como Indonésia, Tailândia mas também com presença de países nos quais predomina prática agrícolas como Camboja e Laos.
Extremo Oriente – nessa região estão grandes economias como China e Japão e países extremamente industrializados como Coreia do Sul e Taiwan. No norte dessa região está a maior porção da Rússia, porém é a área menos populosa e industrializada do país.

Referências:
Almanaque Abril, 2015/ OTERO, Edgardo. A origem do nome dos países. [trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Panda Books, 2006. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada