quarta-feira, 23 de março de 2016

Mundo multipolar, mundo bipolar e mundo unipolar.

Imagem: fonte.
Na visão de Adas e Adas (2011) considera-se mundo multipolar a configuração mundial que antecedeu as duas grandes guerras mundiais do século XX, aproximadamente no período entre 1880 e 1945. Trata-se de um mundo dominado por vários polos de poder, ou seja, países que disputavam influência entre eles na corrida pelo Neocolonialismo. 
Podemos incluir nesse grupo alguns países da Europa como: Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Itália. Japão, Rússia e Estados Unidos participaram dessas "disputas" com algumas peculiaridades.
O mundo bipolar, para os autores, refere-se ao período pós Segunda Guerra Mundial, no qual duas potências se despontaram como grandes países que polarizam o mundo em dois polos de poder. Sendo os Estados Unidos influenciando o bloco capitalista e a União Soviética como líder do bloco socialista. Esse período se estendeu aproximadamente de 1945 a 1991, quando a União Soviética chegou ao fim.
Os autores consideram mundo unipolar a configuração mundial após do fim da União Soviética (1991), quando os Estados Unidos atingiram o nível de hiperpotência, impondo ao mundo um significativo domínio econômico, político e militar.     
Outros estudiosos do assunto consideram que após o fim da União Soviética o mundo se tornou unipolar do ponto de vista militar e multipolar do ponto de vista econômico.

Referência:
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições geográficas. São Paulo: Moderna, 2011.
  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada