quarta-feira, 20 de abril de 2016

Países tipo sul.

Imagem: Wikipédia

Considera-se países Tipo Sul aqueles que estão ao sul da linha socioeconômica proposta na Regionalização Norte-Sul, a qual considera que no norte se encontram a maioria dos países desenvolvidos e no sul a maioria dos países subdesenvolvidos.  
Como toda regionalização, a Regionalização Norte-Sul não corresponde a uma perfeita realidade. Assim, o grupo sul é composto por países que carecem de uma subclassificação,  apesar de  que praticamente todos os países que compõem o sul serem considerados subdesenvolvidos, temos os seguintes grupos:
  • Emergentes - países como Brasil, México, Argentina, Chile, Índia e África do Sul os quais possuem significativa industrialização e seus índices socioeconômicos, em alguns casos, podem ser considerados medianos.
  • Tigres Asiáticos - países como Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e a região especial chinesa de Hong Kong são países que apresentam um considerável dinamismo econômico, são plataformas de exportação e neles estão presentes muitas empresas estrangeiras.
  • Países exportadores - podem incluir nesse grupo alguns países do Oriente Médio, grandes exportadores de petróleo, e alguns países africanos que exportam matérias-primas e produtos agropecuários.


Referência:
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições geográficas. São Paulo: Moderna, 2011. vol. III.     

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada