quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Distribuição populacional da China.

A China é o país mais populoso do mundo, possui aproximadamente 1,3 bilhões de pessoas. Dos 56 grupos étnico diferentes a etnia Ha representa aproximadamente 90% da população. A qual não se distribui igualmente pelo território. Notem no mapa.

Distribuição populacional da China. 

Como podemos notar a concentração populacional está na parte leste-sudeste, sendo que a parte centro-oeste e o norte do país são áreas populosas.
Fatores de ordem histórica, natural e econômica influenciaram nessa distribuição populacional.  No vale do rio Hoang-ho, no leste da China, desenvolveu-se algumas das primeiras cidades e das primeiras civilizações.
Localização das primeiras civilizações.

A parte leste-sudeste do território chinês também possui as terras mais férteis e o relevo mais aplainado, enquanto no centro-oeste estão cadeiras de montanhas, destaque para o Himalaia, e no norte encontra-se o deserto de Gobi.
Deserto de Gobi, China. 
Com a criação da ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) da China, no final da década de 1970 e início da década de 1980, muitas indústrias se instalaram na região, fator que atraiu muita população para o local em busca de empregos.

Zonas Econômicas Especiais da China. Imagem: Wikipédia. 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada