quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Planejamento no âmbito da educação escolar.


O planejamento escolar é um assunto muito discutido em especial no início do ano letivo. Fala-se muito, as opiniões são divergentes e quase sempre parece que não se chega a algum lugar. 
O texto a seguir dá algumas diretrizes de como podemos entender melhor o planejamento escolar na visão de alguns especialistas no assunto.    

"Através da conceituação do termo Planejamento, apresentado no Dicionário Aurélio, procurou-se esclarecer que o mesmo antecipa mentalmente a ação, ou um conjunto de ações que serão realizadas:
Planejamento. S.m. 1. Ato ou efeito de planejar. 2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação: o planejamento
de um livro, de uma comemoração. (AURÉLIO, 1996, p. 1097 ).
Esse pressuposto reafirma a idéia de que o processo educativo exige um planejamento bem elaborado para nortear as ações dos atores deste cenário. Em se tratando do planejamento escolar, diversos autores buscam o aprimoramento da conceituação. Assim,

O ser humano age em função de construir resultados. Para tanto, pode agir aleatoriamente ou de modo planejado. Agir aleatoriamente significa “ir fazendo as coisas, sem ter clareza de onde se quer chegar; agir de modo planejado significa estabelecer fins e construí-los através de uma ação intencional.[...] planejamento, de um modo geral, diz respeito à intencionalidade da ação humana em contrapartida ao agir aleatoriamente. (LUCKESI,1992, p. 115-125).
Todas as ações realizadas pelo homem cotidianamente, desde os primórdios são produtos de planejamento, que podem ser sistematizados racionalmente ou não. As possibilidades de sucesso dessas ações estão diretamente associadas à forma como se efetiva tal planejamento. Não se admite mais a realização de qualquer trabalho à base de improvisos, principalmente quando se trata de
Planejamento Escolar. Para Libâneo, planejamento escolar é:
[...] o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. (LIBÂNEO, 1992, p. 221).
Para que o planejamento escolar alcance a sua finalidade, deve explicitar suas diretrizes, os princípios e também os procedimentos do trabalho a ser realizado. Deve assegurar que as atividades da escola articulem-se com o contexto da comunidade e da sociedade. Enfim deve garantir que haja coerência entre as suas diversas etapas na busca dos objetivos definidos, estabelecendo vínculo entre atividade escolar e os problemas que envolvem o contexto social. A harmonia entre as suas funções é que garantirá a sua execução. Além disso, deve conter na sua estrutura, instrumentos que possibilitem ações coordenadas, objetividade e também que seja flexível, considerando as avaliações e realinhamentos que possam se fazer dentro do horizonte temporal previsto".

Fonte: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; PACÍFICO, Juracy Machado; ESTRELA, George Queiroga.(orgs.) Gestão escolar:enfrentando desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba: CRV, 2009.p. 32.


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