quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de curso e Plano de Ensino; algumas definições.


No âmbito do ambiente escolar não raro nos deparamos com conceitos que podem variar de autor para autor, no geral segue-se algumas diretrizes para que sejam cumpridas algumas normas da escola.
Os conceitos abaixo podem nos ajudar a compreender melhor o que significa cada um desses conceitos e colaborar na elaboração dos mesmos.

Projeto Político Pedagógico (PPP).
"O Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem duas dimensões: a política e a pedagógica. Como explica André (2001, p.189): 'É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.' Também para Veiga (1998, p.12), a dimensão pedagógica é a '[...] que trata de definir as ações educativas da escola, visando à efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade'. Ainda para a autora, 'A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica'. (VEIGA, 2001, p. 13)".

Plano de curso.
"Plano de Curso: é a organização de um conjunto de disciplinas que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional, durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117), esse tipo de plano é a 'sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade'. Novamente se manifesta a necessidade da articulação entre o que vai se ensinar e o contexto social. Reforça-se então ser necessário que as disciplinas tenham significação para o aluno e para a comunidade. O mesmo terá a sua execução a partir da aplicação do Plano de Ensino".   

Plano de curso.
"Plano de Ensino: segundo Sant’ Anna 'é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade'. Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola. (SANT’ANNA, 1995, p.19)."

Fonte: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; PACÍFICO, Juracy Machado; ESTRELA, George Queiroga.(orgs.) Gestão escolar:enfrentando desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba: CRV, 2009.p. 34.

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