sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Patagônia, o maior deserto do continente Americano.



A Patagônia é uma região natural da América do Sul que se distribui pelos territórios da Argentina e do Chile, uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados1 dos quais em torno de 75% estão na Argentina, sendo que 670 mil quilômetros quadrados1 são considerados desertos.
É considerada uma região desértica devido ao fato da evaporação superar as precipitações, está localizada numa zona climática conhecida como "Domínio climático de desertos e estepes de latitudes médias" região cujas latitudes variam entre 35º e 50º, para Mendonça e Danni-Oliveira (2007) essa região é caracterizada por:"(...) alinhamentos montanhosos e resguardos das invasões das massas de ar marítimas, tropicais e polares."  (MENDONÇA; DANNI-OLIVEIRA, 2007.p. 134). 
Na visão de Tamdjian e Mendes (2005) a formação da região desértica da patagônia: "resulta da atuação da corrente fria da Falklands (Malvinas), que tangencia o litoral sul da Argentina." TAMDJIAN; MENDES, 2005,p.304)

Referências:
MENDOÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
TAMDJIAN, James Onning; MENDES, Ivam Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: estudos para compreensão do espaço. São Paulo: 2005.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada