terça-feira, 13 de junho de 2017

Índice de Vulnerabilidade Social no SE do Brasil.

O IVS (Índice de Vulnerabilidade Social) vai além da abordagem que considera apenas a pobreza de uma região. Segundo o IPEA ele:
"(...) procura dar destaque a diferentes situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social no território brasileiro, numa perspectiva que vai além da identificação da pobreza entendida apenas como insuficiência de recursos monetários"¹.
A Região Sudeste do Brasil apresenta significativo número de municípios com índice de vulnerabilidade muito baixo ou baixo, como podemos notar no mapa abaixo.
Segundo o IPEA:
"A maior parte dos municípios do Sudeste (48,8%) está concentrada na faixa de baixa vulnerabilidade social. Fazem parte desta faixa as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Vitória (ES) é a única capital de estado na região Sudeste que se encontra na faixa de muito baixa vulnerabilidade social. Além dela, outros 263 municípios, ou 15,8%, também estão nesta faixa. Destes, 199, ou 75,7% deles, concentram-se no estado de São Paulo. A região Sudeste possui ainda trinta municípios, ou 1,8%, na faixa de muito alta vulnerabilidade social. Todos eles se encontram no estado de Minas Gerais, especificamente na porção norte do estado. Esta região, assim como a porção norte do Espírito Santo e o Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, são as que apresentam maior redução do IVS entre 2000 e 2010, como apontado no mapa 33. Cerca de 31% dos municípios mineiros estão na faixa mais alta de redução do IVS (5o quinto – entre 0,153 e 0,285), em seguida está o Espírito Santo, com 19% de seus municípios; São Paulo, com 7%; e o Rio de Janeiro, com apenas 4,3%.²"
Referência e mapa:
COSTA, Marcos Auréflio; MARGUTI, Bárbara Oliveira. Atlas da vulnerabilidade social nos municípios brasileiros.Brasília : IPEA, 2015. 
Notas:
1. COSTA; MARGUTI, 2015. p.12.
2. COSTA; MARGUTI, 2015. p.66. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada