Sobre o blog

Imagem da capa, mapa antigo. 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/2111131053858748/ Acesso 03/122016. 

Histórico.
Esse Blog surgiu para complementar algumas aulas que pareciam ficar pela metade, não eram muitos os alunos que se interessavam, mas uma minoria que me impulsionava a prosseguir com o conteúdo. Foi ideia dos próprios alunos a criação desse espaço online, na época eu já tinha o site Cidades e Lugares e não queria mistura conteúdos, então criei o Blog do Prof. Alexandre em outubro de 2009.
Considero-o como uma continuação das aulas e através desse espaço aprendi uma das maiores lições de minha vida - quando disponibilizamos um conteúdo online para milhares de pessoas ler, esse conteúdo sofre intervenções constantes e é melhorado significativamente. Dessa forma, fui aprendendo com colegas de profissão, alunos e demais leitores que dominam o tema, vi que toda formação acadêmica pode ser completada, adaptada e melhorada.
Infelizmente aconteceram muitas incompreensões e xingamentos que ultrapassaram os limites da crítica e opinião pessoal, risco previsto devido aos comentários não serem moderados. Consequentemente, aqueles que me ofendem muito eu acabo retirando os comentários, os demais, por mais duras que as críticas sejam, eu os mantenho. Nota-se, também, muitos adolescentes que se divertem se xingando e com ofensas próprias da idade. Parece até que os comentários viraram um fórum de discussão, mas eu também os mantenho. Pois um dos objetivos desse espaço é a interatividade.
Atualmente mais de 2 milhões de pessoas já acessaram esse Blog, por dia, durante os dias letivos, os acessos diários chegam a 3 mil. Sintetizando tudo isso, parece que esse espaço vem funcionando e atingindo seu objetivo. A presença de todos os leitores gera uma grande satisfação para mim.



Apresentação.
Esse espaço é uma tentativa de integrar alunos e professores com os temas da geografia, história, atualidades, produção de textos acadêmicos e escolares, cultura e educação. Uma interatividade educacional, capaz de dar informações básicas e colaborar com possíveis pesquisas.
No atual momento da história mundial a mera memorização (decoreba), de fatos e eventos não corresponde à melhor iniciativa. O momento nos pede habilidades e competências para podermos encontrar, entender, selecionar e trabalhar informações para que possamos produzir o que podemos chamar de conhecimento. São essas as principais diretrizes desse blog.
O excesso de informação, que a princípio parece facilitar toda pesquisa, pode colaborar para nos depararmos como uma certa dificuldade. Visto que no universo chamado internet há de tudo que podemos imaginar. Nosso cérebro, segundo pesquisas, não tem total capacidade para lidar com esse excesso. Outro problema é a seleção da informação e o posterior tratamento da mesma, essa tarefa requer certa experiência, não que eu seja completamente capaz de enfrentar tal empreitada, mas posso, dentro do possível e das minhas limitações, colaborar de uma forma muito decisiva, principalmente com alunos e também com companheiros de profissão que podem e devem me auxiliar com dicas, críticas e sugestões.
Esse espaço não pretende esgotar os assuntos, tampouco promover um academicismo do qual eu não estaria apto para isso. Contudo, a maior parte das informações terá suas fundamentações necessárias para que possam ser melhor analisadas e comparadas.
As indicações, sugestões, links que direcionam para assuntos similares são uma constante. Pois o primeiro requisito de uma pesquisa é encontrar a informações.
Com elevadas considerações aos que por aqui passarem.
Prof. Alexandre.


O conteúdo do blog.
Os escritos desse blog são produzidos, em sua maior parte, através de pesquisas em vários livros (didáticos, paradidáticos, acadêmicos), periódicos (jornais, revistas especializadas, etc.) e sites os mais variados. Muita coisa aqui é para atender alunos do ensino fundamental e médio, com isso, a produção se dá com a intenção principal de servi-los. Alguns alunos de cursos superiores também o acessam e, para minha felicidade, pesquisadores de universidade vêm acessando utilizando desse espaço em suas pesquisas. O que faz minha responsabilidade aumentar cada vez mais.
Referência, para esse blog, é o que foi lido para produzir algo. Fonte é de onde transcrevemos algo, nesse caso a citação se dará com textos entre aspas, em determinadas circunstâncias utilizamos conteúdos Creative Commons, a mesma licença que eu utilizo.
Eu respondo pelos artigos sem indicação de referências ou fontes. Qualquer  incorreção, melhorias ou sugestão entre em contato comigo. Esse é um processo muito eficaz para melhorar esse blog, muitos companheiros de profissão e até alunos já me ajudaram propondo melhorias e me corrigindo.
Por lidar com muita imagem da internet, as quais às vezes não se identifica o autor, se alguma imagem aqui ferir direitos autorais comunique-me que as creditarei ou as removerei.
Para maiores informações sobre violações de direitos autorais consulte o capítulos IV da lei 9.610 de fev. 1.998, que trata sobre as limitações dos direitos autorais. Consulte o referido capítulo clicando aqui. 

Contato: a-freitas1972@hotmail.com / (17) 9 9113-5191. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada