Nota de encerramento

O ciclo deste blog chegou ao fim! Foram 10 anos contribuindo com a divulgação de temas ligados em especial à Geografia escolar, alguma coisa de arte, cultura e informações sobre educação. Através desse espaço online eu aprendi muito, professores e alunos me corrigiram, melhorei a temática, fui humilde em reconhecer minhas deficiências gramaticais, xingaram-me muito nos comentários, elogiaram, colocaram defeitos... poderia prosseguir com uma enorme lista.

De 2009 a 2019 eu investi muito tempo de vida neste espaço, nesse período muita coisa mudou na internet, hoje a rede tem praticamente todo conteúdo de Geografia que alunos e professores precisam, quando vamos produzir algo é quase uma adaptação ou adequação que atende a uma especificidade de uma situação de aprendizagem. O empenho nos dia atuais está mais ligado em organizar um conteúdo e dar a ele um tratamento didático do que produzir algo em si. Não que não haja mais necessidade de produção, mas o foco migrou da produção para organização. Existem coisas excelentes publicadas na rede, por profissionais e/ou instituições sérias, cabe a nós, professores produtores de conteúdos, achar essas informações e organizá-las. Com esse propósito, muitas das postagens que nasceram no Blog do Prof. Alexandre migraram para um espaço que visa a atender essa necessidade de organização de conteúdo. Trata-se do AF- Geo. Nele, com menos pessoalidade, eu tentei (e estou tentando) organizar conteúdos com base nos objetos de conhecimento da BNCC. Eu os convido a visitar o espaço.

Ao fim e ao cabo, ficou a experiência de interagir com alunos e professores via internet. Aprendi o quanto isso é positivo e como para a educação em geral espaços como esse são importantes.


Conheça os trabalhos do autor.


AF-Geo.

Rio Preto Cult.

Cidades e Lugares.

Tessa-books.

30 outubro 2011

Matopiba - a nova fronteira agrícola do Brasil.

Infomapa mostrando a regiãode Matopia.
O avanço das práticas agrícolas pelos estado de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia criou a denominação Matopiba.
Esses estados concentram os novos polos de investimentos agroindustriais do país, em levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo estima-se que pelo menos 50 bilhões de reais estejam sendo investidos em empreendimentos nessas regiões. O Maranhão é o campeão de investimentos, algo em torno de 30 bilhões. 
O principal motivo dessa expansão agrícola é o valor do hectare de terra nesses estados, algo em torno de 5 mil reais o hectare. A valorização da terra no sudeste e no sul faz com que investidores procurem regiões onde a terra é mais acessível.
Os estados que estão recebendo esses empreendimentos estão   investindo em infraestrutura e aplicam alguns subsídios para atrairem investidores.
Com informações:
Folha de São Paulo, B -1, 30 out. 2011. (inclusive imagem) 

Um comentário:

  1. O senhor acha que nessa região tem espaço para desenvolver um trabalho de Logistica Agricola? Como a chegada de transportadoras, construção de silos e galpões de armazenagem? e qual a melhor área para investir?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada